Mais 203 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro no DF a partir de quinta-feira (14)


São 46 linhas da Piracicabana, 41 da Pioneira, 41 da Urbi, 33 da Marechal e outras 42 da BsBus. Ao todo, 636 linhas vão contar com pagamento 100% digital. Passageiros entram em ônibus no DF, em imagem de arquivo
Pedro Ventura/ Agência Brasília
A partir de 14 de novembro, mais 203 linhas de ônibus não vão aceitar o pagamento em dinheiro. Ao todo, 636 linhas vão contar com pagamento 100% digital, o que representa 68% do total do sistema, que possui 933 linhas.
👉 Confira aqui todas as 203 linhas que vão parar de aceitar o pagamento em dinheiro na próxima quinta-feira (14).
Veja abaixo a quantidade de linhas em cada empresa:
Piracicabana: 46
Pioneira: 41
Urbi: 41
Marechal: 33
BsBus: 42
Essas linhas passam a aceitar somente o pagamento por:
Cartões bancários (débito ou crédito)
Cartões de transporte (Mobilidade e Vale-Transporte)
Bilhete avulso (QR Code)
Cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior)
O sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico teve início em 1º de julho, com 52 linhas (5,65% do total). Foram 10 da Piracicabana, 15 da Pioneira, 10 da Urbi, 10 da Marechal e 10 da BsBus.
👉 A previsão é que até o fim do ano todas as linhas sejam contempladas no programa sem uso do dinheiro, segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
Como fazer o Cartão Mobilidade❓
O Cartão Mobilidade é pessoal e intransferível, ou seja, só o dono pode usá-lo. O intervalo entre os embarques deve ser de no mínimo um minuto, e o deslocamento deve ser realizado em um único sentido, ida ou volta.💳
Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app. É possível solicitar o serviço pelo site ou presencialmente em um dos postos do Banco de Brasília – BRB Mobilidade.
👉 Passo a passo para pedir o Cartão Mobilidade pelo site:
Acesse o site BRB Mobilidade
Clique na opção “cadastre-se”
Insira o seu CPF e, a seguir o seu e-mail e login
Você receberá um e-mail com os dados de acesso à plataforma
Após realizar o cadastro digitalmente, você precisa se deslocar a um posto apenas para retirar o cartão (confira aqui os endereços).
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