De saída do PSDB, Raquel Lyra se aproxima do PT e dá cargo a petista

De saída do PSDB provavelmente para o PSD, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, começou a se aproximar do PT do presidente Lula, partido do qual sua futura nova legenda é aliada no âmbito federal.

Nesta semana, Lyra fez uma troca estratégica no comando do Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), nomeando como novo chefe o petista Maurício de Josué, vice-prefeito de Águas Belas (PE).

3 imagens

Posse da primeira governadora de Pernambuco

Lula e a governadora Raquel Lyra
1 de 3

O presidente Lula e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra

Reprodução/YouTube

2 de 3

Posse da primeira governadora de Pernambuco

Redes sociais/Divulgação

3 de 3

Lula e a governadora Raquel Lyra

Ricardo Stuckert/PR

Josué assume o comando do ProRural no lugar de Mychel Ferraz, que tinha sido indicado pelo deputado federal Coronel Meira, do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e ferrenho opositor do PT em Pernambuco.

O novo comandante do ProRural nomeado pela governador, por sua vez, é ligado a dois importantes caciques petistas em Pernambuco. Ele é próximo do senador Humberto Costa (PT) e do deputado federal Carlos Veras (PT).

Apesar de ainda não ter sido oficializada, a migração de Raquel Lyra do PSDB para o PSD é dada como certa nos bastidores. O principal motivo seria a estrutura que o partido de Gilberto Kassab pode oferecer à governadora.

Em 2026, Lyra tentará a reeleição no estado. O PSD, por ter uma bancada maior de deputados, garantiria a ela mais tempo de televisão do que o PSDB. Seu principal adversário deverá ser o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Embora seja do PSDB, a governadora mantém uma relação amistosa com Lula desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2023. Raquel Lyra, inclusive, costuma participar de eventos ao lado do presidente em Brasília e no estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.