Polícia investiga furto e roubo de pimenta-do-reino no ES; operação apreende quase 90 toneladas


Toda a produção não tinha documentação que comprovasse a origem do produto. Ninguém foi preso na operação da Polícia Civil e da Receita Estadual do Espírito Santo. Polícia investiga furto e roubo de pimenta-do-reino no ES
Quase noventa toneladas de pimenta-do-reino foram apreendidas em uma operação da Polícia Civil e da Receita Estadual do Espírito Santo, nesta quarta-feira (6). Desses, 89 mil quilos foram apreendidos no município de São Mateus, na região Norte, e outros 500 quilos em Jaguaré, na mesma região. Nenhum suspeito foi preso.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Toda a produção não tinha documentação que comprovasse a origem do produto, o que indica o roubo.
Quase 90 toneladas de pimenta-do-reino são apreendidas no Norte do ES.
Reprodução/TV Gazeta
De acordo com a Polícia Civil, o trabalho foi realizado após o crescente número de furtos e roubos de pimenta no Norte do estado. Como consequência, ocorre o crime de receptação desses produtos, que acabam chegando até comerciantes locais.
“Os criminosos chegam em grupos de 4 ou 5 pessoas, encapuzados, com extrema violência. As vítimas são agredidas e amarradas. Temos episódios em que a vítima passou mais de 7 horas nas mãos dos criminosos. Além da pimenta, eles também roubam dinheiro em espécie, que os produtores costumam guardar em casa; e veículos, que são incendiados depois do roubo”, contou o delegado Alysson Pereira.
LEIA TAMBÉM:
Incêndio na fábrica da Cacau Show no ES completa 1 ano; fogo começou em máquina, diz Corpo de Bombeiros
Comerciante é preso pela Polícia Federal na própria loja, no ES, com dinheiro falso comprado pela internet
Policial militar é preso suspeito de ser ajudante de traficante no ES
Além da pimenta, em São Mateus, também foram apreendidas 250 sacas de café conilon em grão cru pilado, mercadoria também sem documento de origem. Para os dois tipos de grãos, os crimes são comuns, principalmente, nas épocas de colheita e pós-colheita.
Uma forma de reprimir esse tipo de crime é fiscalizar as propriedades para combater os roubos e rastrear possíveis receptadores. Porém, a polícia reforça que é necessário que os produtores registrem o boletim de ocorrência, para que os casos possam ser investigados.
Quase 90 toneladas de pimenta-do-reino são apreendidas no Norte do ES.
Reprodução/TV Gazeta
O Sindicato Rural de Jaguaré recomendou que os produtores guardem a produção em armazéns, que têm portões com senha e monitoramento por câmeras.
Todo o material foi apreendido. A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento. Denúncias, tanto do roubo da pimenta quanto da receptação de pimenta roubada, podem ser feitas pelo telefone 181, de forma anônima.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.