Problema no sistema de drenagem deixa escola infantil alagada após chuva no interior de SP


Salas de aula e corredores de EMEI Profª Neusa Franzolin Fernandes amanheceram alagados em Piratininga (SP). Em Bauru (SP), chuvas acumuladas desde o dia 1 de novembro já ultrapassam o índice de todo o mês de novembro de 2023. Problema no sistema de drenagem deixa EMEI alagada em Piratininga (SP)
O vídeo de uma escola municipal alagada de em Piratininga (SP) circulou pelas redes sociais nesta quinta-feira (7). Nas filmagens, é possível ver as salas de aula e corredores da EMEI Profª Neusa Franzolin Fernandes alagadas e vazias (veja acima).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Educação, ocorreu um problema no sistema de drenagem da escola, que foi reformada e ampliada recentemente.
Ao serem informados sobre o problema, a Coordenadoria Municipal de Obras acionou a construtora responsável pela reforma para corrigir o problema.
Em nota, a Prefeitura do município afirmou que as aulas não foram suspensas, estão normalizadas e que o local já foi limpo.
Problema no sistema de drenagem deixa EMEI alagada em Piratininga (SP)
Reginaldo Santos/reprodução
⛈️Chuvas em Bauru
De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuvas registrado desde sexta-feira (1) até esta quinta (7) já contabiliza 167,9mm em Bauru, quase o dobro da média total registrada no mesmo mês em 2023, 98,6 mm.
De acordo com o IPMet, na época, o acumulado foi 34% inferior comparado a média climatológica para o período, em razão da atuação do El Niño da região.
A Defesa Civil do Estado também emitiu um alerta para chuvas intensas e tempestades em todo o interior de São Paulo, principalmente na região de Bauru, onde os níveis de acumulado de chuva serão acima do elevado.
As chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Este alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de temporais.
Após chuva, Avenida Nações Unidas registra alagamento em Bauru (SP)
Jamile Cury/reprodução
Gabinete de crise
Diante deste cenário, o Governo de São Paulo instalou nesta quinta-feira (7) , o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias em todo o estado.
As agências reguladoras do estado de SP, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água terão um representante no gabinete, permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.
Cuidados
Em caso de tempestade, siga as seguintes orientações:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva, mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Chuva constante deixa motoristas em alerta em Bauru
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.