Brumadinho: Lula diz que Vale não fez nada após destruição

Rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em BrumadinhoDIVULGAÇÃO/ CORPO DE BOMBEIROS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira (25) para criticar a atuação da empresa Vale na reparação dos danos causados pela tragédia de Brumadinho, em 2019.

Em sua publicação, o líder petista também revelou sua determinação para que seus auxiliares articulem a indicação do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, para assumir um cargo de comando na companhia.

A movimentação de Lula foi revelada pelo colunista Lauro Jardim na última quarta (24), que destacou as iniciativas do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em nome do ex-presidente, buscando a nomeação de Mantega para a direção da Vale.

“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana”, escreveu Lula em sua postagem.

No dia 25 de janeiro de 2019, a tranquilidade da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, foi interrompida por um dos maiores desastres ambientais e humanos da história brasileira. O rompimento da barragem da Vale S.A. resultou em consequências devastadoras que ainda ecoam cinco anos depois.

O balanço humano foi trágico, com 270 vidas perdidas, incluindo duas gestantes. Além disso, a contaminação ambiental ao longo de 300 km do Rio Paraopeba gerou um impacto ambiental sem precedentes. Comunidades foram destruídas, deixando um legado de dor e um significativo impacto socioeconômico.Ninguém foi condenado até agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.