PF desarticula grupo criminoso luso-brasileiro após achar cocaína em pneu de trator


Corporação cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Santos (SP) e São José do Rio Preto (SP). PF deflagra operação contra o tráfico internacional de drogas após cocaína ser encontrada em trator
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou a ‘Operação Degredo’ nesta quinta-feira (25), com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas e a associação ao tráfico, nas cidades de Santos, no litoral de São Paulo, e São José do Rio Preto (SP). Segundo a PF, a ação desarticulou um grupo criminoso luso-brasileiro responsável por esconder cocaína no pneu de um trator, que seria exportado para a Europa.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A investigação que levou à operação começou em junho de 2023, após a apreensão de aproximadamente 43 kg de cocaína no pneu do trator, que seria exportado para Portugal a partir do Porto de Santos (SP) (veja o caso abaixo).
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram que a empresa exportadora desse trator foi estabelecida por um grupo de portugueses, com a suposta colaboração de brasileiros. O objetivo dessa companhia, ainda segundo a PF, era a exportação de cocaína para a Europa, disfarçada em operações comerciais legítimas, utilizando máquinas agrícolas como fachada.
Após a apreensão da droga escondida no trator, os três principais suspeitos identificados pela PF fugiram do Brasil. Contra eles, foram expedidos mandados de prisão preventiva com a determinação de Difusão Vermelha pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
De acordo com a PF, os três são considerados ‘fugitivos internacionais’. A Difusão Vermelha trata-se de uma lista, também conhecida como ‘red notice’, da Interpol. Ela permite a prisão da pessoa que está em um país estrangeiro. Portanto, é válida para a detenção de quem está no Brasil e tem a custódia decretada em outro país.
PF desarticula grupo criminoso luso-brasileiro após cocaína ser encontrada no pneu de trator
Divulgação/Polícia Federal
Operação Degredo
A PF anunciou, nesta quinta-feira, o cumprimento de três mandados de prisão preventiva e outros três de busca e apreensão em Santos e São José do Rio Preto (SP).
A PF explicou, por meio de nota, que o nome da operação faz referência à punição prevista no corpo de leis português, que consiste no envio de condenados para colônias ou para as galés [tipo de embarcação], onde cumpririam suas sentenças.
“O degredo era aplicado a pessoas condenadas aos mais diversos tipos de crimes pelos tribunais da Coroa ou da Inquisição”, conforme divulgado pela corporação.
Trator com cocaína
PF encontrou tabletes de cocaína escondidos em pneu de trator no Porto de Santos, SP, nesta sexta-feira (30)
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal apreendeu, no dia 1º de julho de 2023, aproximadamente 40 tabletes de cocaína que estavam escondidos dentro do pneu de um trator no Porto de Santos. Segundo a PF, os agentes foram até um dos terminais portuários após uma denúncia sobre drogas escondidas em um trator. O veículo estava estacionado no local.
A equipe encontrou os tabletes no pneu traseiro do trator. A droga apreendida pesava 40 kg. Na imagem, enviada pela corporação, é possível ver três sacos com o entorpecente depositados ao lado do automóvel.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.