Ponte Rio-Niterói: uma das maiores obras da engenharia mundial completa 50 anos


Construção que contou com visita da rainha Elizabeth II fará aniversário na próxima segunda-feira (4). Ponte Rio-Niterói neste domingo (20)
Cristina Boeckel/G1
Imagens inéditas, guardadas no acervo da Globo, mostram as obras e a inauguração da construção de um dos maiores projetos de engenharia do mundo aqui, no Brasil. A ponte Rio-Niterói está completando 50 anos.
Estamos passeando pela ponte Rio-Niterói em um registro histórico inédito guardado há 50 anos nos arquivos da TV Globo e recuperado recentemente. Essas imagens foram feitas no dia da inauguração: 4 de março de 1974.
O Brasil vivia o período da ditadura militar. O primeiro carro a cruzar a ponte oficialmente levou o ex-presidente Emilio Garrastazu Médici. Uma multidão acompanhou tudo de perto. O engenheiro Carlos Henrique Siqueira trabalhou na obra e viveu esse dia.
“O dia da inauguração da ponte foi uma coisa fantástica. Eu não consigo esquecer um negócio desses. Eu tinha 26 anos, hoje estou prestes a fazer 76 e eu me lembro como se fosse hoje. Houve uma grande festa de inauguração na praça do pedágio, aquilo ficou lotado de gente. Descomunalmente tanta gente. E teve uma missa solene. Depois da missa solene ninguém segurou a multidão. Todo mundo adentrou na ponte Rio-Niterói e veio até o vão central a pé”.
A ponte foi construída com aço inglês. A rainha do Reino Unido Elizabeth II veio ao Rio participar da cerimônia de início das obras, em 1968. A presença da rainha Elizabeth e do príncipe Philip na ponta do Cajú assinala um novo marco para a história da Guanabara e do estado do Rio.
Nas imagens registradas, operários que construíram a ponte aparecem sem equipamentos de segurança.
Samantha Quadrat, professora de história da Universidade Federal Fluminense (UFF) conta quem eram as pessoas que estavam envolvidas na construção da ponte.
“Eram trabalhadores muito pobres, migrantes por veem também na leva de migrações do Brasil, naquela leva dos anos 70 e 80 e essa ideia de ‘vamos que vai ter obra, vai ter oportunidade’.”
A ponte tem mais de 13 quilômetros sobre o mar. A estrutura está fincada nas rochas da Baía de Guanabara.
Pela complexidade de construção é uma das obras mais importantes da engenharia mundial e foi erguida durante o milagre econômico brasileiro.
Samantha completa: “A ponte, junto com suas obras irmãs, vamos por assim dizer, a Transamazônica e Itaipú, têm essa vitrine da modernização, junto com a construção de rodovias pelo país inteiro”.
O projeto de ligação entre o Rio e Niterói pela Baia de Guanabara já era um desejo antigo.
Já no século passado o grande Machado de Assis sonhou a construção de uma ponte que unisse as duas cidades.
No reinado de Dom Pedro II havia o plano de construção de um túnel subterrâneo para ligar as duas cidades.
Hoje, a ponte está incorporada a paisagem da Baía de Guanabara e faz parte da mais longa rodovia brasileira, a BR-101, que liga o país do sul ao norte. Por aqui, passam cerca passam 150 mil carros por dia, 12 milhões de pessoas por mês.
Julio Amorim, diretor superintendente da Ponte: “Isso aqui eu falo que é uma rodovia que, na verdade, é uma grande avenida. Você vê de tudo um pouco. Isso aqui é uma rodovia viva. Tem tudo a toda hora e a todo momento”.
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