Pais de criança que fugiu de creche em Jundiaí falam em indignação e negligência


Situação ocorreu na EMEB do bairro Fazenda Grande, na manhã de segunda-feira (28). Pais registraram boletim de ocorrência e dizem que podem acionar o Judiciário com relação ao caso. Criança foge de creche em Jundiaí (SP)
Reprodução/Câmera de segurança
Os pais da criança de quatro anos que fugiu de uma creche no bairro Fazenda Grande, em Jundiaí (SP), no dia 28 de outubro, e teria sido encontrada seis minutos depois, falaram sobre o ocorrido com indignação. Eles também acusam os responsáveis de negligência.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Os pais registraram boletim de ocorrência na delegacia e disseram que tomarão medidas legais sobre o caso. De acordo com eles, o tempo em que a criança ficou fora da unidade foi maior do que o divulgado pela prefeitura: pelo menos 30 minutos.
“Tempo muito superior aos seis minutos relatados pela instituição, na tentativa de atenuar a gravidade do ocorrido”, dizem em nota assinada pela advogada Bruna Bolson.
Ao g1, a advogada disse que os pais conseguiram informações sobre o tempo de permanência da criança com a obtenção de outras imagens de segurança e relatos de pessoas que viram o menino. “Fora isso, nas semanas anteriores, a escola já havia tido outras ocorrências de tentativa de fuga da escola, mas infelizmente negligenciou o potencial risco”, comenta.
Os pais afirmam, ainda, que a criança foi encontrada por um homem, que a colocou em seu carro e a levou até a casa de uma segunda pessoa que cuidava de crianças, acreditando que o menor de idade tivesse fugido de lá. “Somente em um segundo momento foi identificado que se tratava de aluno da Emeb, e para lá foi levado”, alega.
A família, que registrou um boletim de ocorrência sobre o caso, disse que “medidas legais cabíveis estão sendo tomadas para proteger os direitos da criança e cobrar da escola e das autoridades competentes uma investigação rigorosa”.
No documento, os pais também falam em grande preocupação: “Embora lamentemos profundamente o ocorrido, externamos nossa indignação e enorme preocupação com a falta de segurança e vigilância por parte da escola, que, mesmo ciente de falhas anteriores, não adotou medidas adequadas para prevenir situações como esta.”
A prefeitura informou ao g1 que “acolheu os responsáveis e a criança imediatamente ao tomar conhecimento do caso”. Além disso, disse que reforçou a escola sobre a necessidade do controle de acesso ao portão, “sempre de forma presencial, toda vez que houver acionamento eletrônico para a sua abertura”.
O caso
Criança foge de escola em Jundiaí
Segundo a Prefeitura de Jundiaí, o aluno foi encontrado seis minutos após deixar a unidade. Câmeras de monitoramento registraram o menino correndo na rua, logo após fugir da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) (assista acima). Não há o registro da criança sendo resgatada.
De acordo com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), o responsável por outro estudante deixou o portão destravado ao entrar no local.
“A UGE esclarece ainda que a equipe da unidade escolar identificou imediatamente a ausência da criança e que, durante a procura nas imediações, a identificou sob os cuidados de pessoa da comunidade escolar”, afirma.
A prefeitura disse também que, assim que localizou a criança, a direção da escola entrou em contato com os responsáveis e esclareceu o ocorrido.
O caso foi registrado em ata e a comunidade escolar foi orientada sobre a necessidade de atenção quanto ao funcionamento do novo portão eletrônico de ingresso.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.