Campinas registra apenas 35% da chuva esperada para fevereiro; veja previsão para março


Neste mês, expectativa dos meteorologistas é que chova o dobro do registrado em fevereiro, seguindo a média histórica. Campinas deve ter mais chuvas intensas neste fim de semana
Marcello Carvalho/g1
O mês de fevereiro, que historicamente é chuvoso, foi seco neste ano em Campinas (SP), segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp. A metrópole registrou 68,6 milímetros de chuva, enquanto a média histórica é 198,3 mm, ou seja, apenas 35% do esperado.
“Nota-se que os eventos de chuva [em fevereiro] ocorreram de forma irregular, com intervalos secos mais prolongados no início e final do mês. No geral, os acumulados diários foram baixos – em grande parte, ficaram abaixo de 10 mm/dia. O evento mais expressivo ocorreu no dia 24, sábado, com 18,8 mm registrados”, diz nota técnica do Cepagri.
Apesar da estação do Cepagri, que fica no distrito de Barão Geraldo, registrar apenas 68 milímetros de chuva, outras regiões da cidade tiveram uma chuva mais volumosa. É o caso do pluviômetro da região de Viracopos, que registrou 161,2 milímetros de chuva em fevereiro, ainda assim abaixo da média.
“Há casos em que a chuva ocorre, porém não é registrada diretamente no local da estação meteorológica. Por isso, torna-se necessária também uma avaliação regional, agrupando dados de diversas estações”, ponderou o Cepagri.
Temperatura acima da média
Já a temperatura média mensal terminou acima do esperado. Na média histórica, Campinas registra em fevereiro 25,2 °C, mas neste ano o mês fechou com 25,7 °C. Veja dados:
Mínima
Média histórica: 19,8 °C
Registrado em fevereiro: 20,1 °C
Média
Média histórica: 25,2 °C
Registrado em fevereiro: 25,7 °C
Máxima
Média histórica: 30,6 °C
Registrado em fevereiro: 31,2 °C
“Nota-se que, em termos médios gerais, fevereiro superou a climatologia em 0,5°C. A média das temperaturas mínimas ficou ligeiramente acima da média climatológica (0,3°C) e as temperaturas máximas ficaram 0,6°C acima da média”, diz o Cepagri.
Perspectiva para março
A média histórica é calculada pelo Cepagri de acordo com medições a partir de 1991. Para março, o previsto é que chova 165,2 mm. Já as temperaturas, segundo a média prevista, devem ficar em torno dos 24,6 °C.
A expectativa para os primeiros dias de março é de chuvas volumosas, com alerta da Defesa Civil para tempestades na região de Campinas. Ainda assim, o calor não deve dar muita trégua. As temperaturas para os próximos dias oscilam entre os 21 °C e 32 °C.
“Em termos subsazonais (próximas semanas), não há expectativa de ondas de frio ou de calor na região até meados de abril”, afirmam os meteorologistas do Cepagri.
Dia ensolarado em Campinas, no interior de São Paulo; clima, tempo, calor, previsão, céu
Yasmin Castro/g1
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.