Professores comentam provas de ciências humanas e linguagens no Enem 2024


Neste domingo, 3 de novembro, os estudantes encararam as provas de ciências humanas, linguagens e a redação. Professores comentam provas de ciências humanas e linguagens no Enem 2024 no Piauí
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Os professores do Equação Certa falaram com o g1 logo após o primeiro dia de provas do Enem 2024. Neste domingo, 3 de novembro, os estudantes encararam as provas de ciências humanas, linguagens e a redação.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Leia abaixo os comentários dos professores. Clique para ser levado até a disciplina:
Geografia
História
Filosofia e Sociologia
Português
Literatura
Artes
Inglês e Espanhol
Geografia
Professor Mário Jorge, de geografia – Ingresso Universitário 2024
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Para o professor Mário Jorge, de geografia, a prova foi bem dividida em seus conteúdos: duas questões de cartografia, três de ciências humanas, três de geopolítica e três de geofísica.
Ou seja, uma prova bem distribuída. Abordou tanta parte física, que é uma das partes que mais assustam os alunos, mas com questões bem tranquilas, parte humana e na parte geopolítica também uma boa quantidade de questões e o foco principalmente falando em minorias relacionadas a refugiados, a povos tradicionais”, relatou o professor.
Voltar ao menu.
História
Professor Ismar Tavares, de História – Ingresso Universitário 2024
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Para o professor Ismar Tavares, a prova de história deste ano ficou no padrão do Enem, trabalhando temas relacionados à populações vulneráveis. “A temática sempre inclusiva, a questão do negro no tema da redação e nas questões também, assim como a questão indígena e as questões sobre as mulheres. É uma prova muito analítica”.
Segundo o professor Ismar, o foco agora são as questões culturais de cada época: “Por exemplo, uma questão sobre Getúlio Vargas, sobre o período Vargas, o período do Estado Novo, mas a pergunta foi como a sociedade era vista naquele período, através das capas de um determinado periódico. Ou seja, nada da morte do Vargas”.
“Gostei muito da prova, ela elevou, na minha opinião, elevou o nível em relação ao ano passado, mas o modelo dela chegou para ficar. Uma pegada muito intelectual”, comentou o professor.
Voltar ao menu.
Filosofia e Sociologia
Professora Rúbia Gomes, de Filosofia e Sociologia – Ingresso Universitário 2024
Eric Souza/ g1 Piauí
Para Rúbia Gomes, professora de Filosofia e Sociologia, o Enem 2024 seguiu o padrão da edição anterior e privilegiou a interpretação em vez da memorização de conteúdo, método de aprendizagem conhecido como conteudismo.
Nas disciplinas que ensina, houve questões sobre cultura popular, mobilidade social e conceitos de pensadores como Aristóteles e Michel Foucault.
“Os temas abordados trataram sobre aspectos sociais, como vínculos entre indivíduos, e a indústria cultural como mecanismo de controle social. Tivemos uma questão sobre Kant, trabalhando a perspectiva do imperativo categórico, e outra sobre raciocínio lógico”, elencou a professora.
Voltar ao menu.
Português
Professor Elcio Aguiar, de língua portuguesa – Ingresso Universitário 2024
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
O professor de análise linguística, Élcio Aguiar, comentou que a prova, apesar de extensa, teve o número de páginas previstas e usual, e que continuou não usando um número grande de imagens, mesmo trabalhando com as cores (A prova do Enem passou a ser colorida em 2023).
“Me deixou muito feliz o fato de eles trabalharem a língua como patrimônio histórico, e terem discutido as variações linguísticas”, disse o professor. “Você entra no Enem e sai com novas informações. Acabamos de sair do ‘Outubro Rosa’ e lá no Enem trazia também que o homem também pode desenvolver o câncer de mama, que é uma curiosidade. Isso eu acho super interessante”
Voltar ao menu.
Literatura
Professor Rômulo Arantes, de Literatura – Ingresso Universitário 2024
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
O professor Ramon Arantes, de literatura, comentou que a prova teve grau de dificuldade mediano, como nos anos anteriores. ELe disse ainda que valeu a pena preparar seus alunos sobre autores negros, como Maria Firmina dos Reis e Carolina Maria de Jesus.
“Uma coisa interessante: no ano passado caíram questões sobre variações linguísticas valorizando o Ceará. Esse ano caiu uma relacionada às variações linguísticas originárias do Maranhão, além da abordagem literária”, apontou o professor.
O professor ressaltou ainda as questões que discutiram sobre xilografia e literatura de Cordel, e temas como a abolição da escravatura, que trazia menção a uma peça do Castro Alves.
“Apesar de retomar um tema do arcadismo, da inconfidência, mas que remete a questão da libertação dos escravos”, disse.
Voltar ao menu.
Artes
Professora Edinalda Leal, de artes – Ingresso Universitário 2024
Eric Sousa/ g1 Piauí
As questões de arte foram “elegantes” ao abordarem mais artistas brasileiros do que europeus, avaliou a professora Edinalda Leal, que dá aulas da disciplina no Equação Certa. Ela garantiu que os temas foram abordados em sala durante o ano inteiro.
“Foi uma prova diversificada que trabalhou muito a riqueza da cultura e arte brasileira. Falou muito pouco da arte europeia, falou de Mestre Didi e Eliseu Visconti, que tem uma obra que se aproxima do impressionismo. Passeou pela arte acadêmica e indígena e teve um diálogo entre arte do passado e arte atual”, comentou a professora.
Voltar ao menu.
Inglês e Espanhol
Professor Webston Silva, de inglês, e a professora Diana Márcia, de espanhol – Ingresso Universitário 2024
Lívia Ferreira/ g1 Piauí
Inglês: O professor Webston Silva, de inglês, chamou atenção para as questões sobre produtos culturais, com citações sobre o músico jamaicano Bob Marley e o físico alemão Albert Einstein, além de discutir variantes linguísticas.
“A gente percebeu que a prova tratou muito sobre minorias, quando fala sobre variantes linguísticas, sobre a relação de mexicanos que moram nos Estados Unidos e que precisam aprender a falar o inglês, como falam os nativos pra se livrar do sotaque, é um ponto. Quando você abarca a ideia, por exemplo, da rejeição de uma obra, como é “A cor púrpura”, que fala de questões de inclusão e raça, também”, comentou o professor.
Espanhol: Segundo a professora Diana Márcia a prova de lingua espanhola também discutiu variantes linguísticas, e citou a poetisa Patrícia Sanchez Santiago como exemplo.
“Apesar de ser uma opção espanhola, a prova espelha variantes linguísticas e questão de minorias. Quando ela fala de incas, maias e astecas, quando fala de questão do uso assertivo da tecnologia… então, independente da opção de língua estrangeira, foi uma prova muito coerente e tudo que foi amplamente debatido”, disse a professora
Voltar ao menu.
Cronograma do Enem 2024
Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
Divulgação do gabarito: 20/11/2024
Divulgação do resultado: 13/1/2025
Mais sobre o Enem
🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 3 de novembro:
🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 10 de novembro:
🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
*estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.