Artista norte-americana cria murais com grafite em edifícios no litoral de SP e no exterior; FOTOS


Jennifer Erny, de 44 anos, é moradora de Peruíbe (SP). Nascida nos Estados Unidos, ela se mudou para o Brasil após se encantar pelo país durante um intercâmbio em Belo Horizonte. Artista norte-americana cria murais com grafite em edifícios no litoral de SP
A arte nas alturas se tornou a paixão de Jennifer Erny, muralista norte-americana que vive em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Ela, que começou a desenhar em cadernos, aos 44 se desafia em produções maiores, em paredes de casas e edifícios. Além dos trabalhos realizados no Brasil, a artista deixou sua marca em países como a África do Sul e Itália.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
“Eu acho que a inspiração principal é a natureza, o meio ambiente. Eu tenho muito amor e paixão, especialmente morando aqui no Brasil, no litoral. É uma coisa impressionante quanta riqueza de natureza tem aqui”, disse ao g1.
Jennifer é de Detroit, nos Estados Unidos, mas se encantou pelo Brasil ao fazer um intercâmbio em Belo Horizonte (MG) há mais de 15 anos.
Quando decidiu morar no país, primeiro foi para São Paulo, mas, devido à pandemia da Covid-19, decidiu descer a serra para ficar mais perto da natureza e criou raízes em Peruíbe.
Arte de Jennifer Erny em Itanhaém (à esq.)
Redes sociais e Divulgação
“Eu sempre estava com um caderno na mão, sempre desenhava, mas coisas pequenas. Desde pequena, coisa pequena”. Jennifer, portanto, deu os primeiros passos como artista na terra natal e comentou que apresentou trabalhos em galerias de Detroit antes de vir para o Brasil.
Foi em São Paulo, porém, que abriu a mente para novas possibilidades. “O grafite de lá [capital paulista] me inspirou muito. E, daí, eu fui indo e falei: É isso que eu quero”.
Querer é poder
Em 2018, Jennifer fez as primeiras intervenções artísticas em murais. Os trabalhos, segundo ela, muitas das vezes eram contratados pela prefeitura ou estado, que abre editais para a prestação do serviço.
Afora estas opções de trabalho, a artista também é chamada a pintar edifícios residenciais em vários cantos do Brasil. “Tem vários caminhos para fazer os murais”, disse.
Arte de Jennifer Erny em Peruíbe, no litoral de São Paulo
Redes sociais
Segundo Jennifer, os trabalhos levam entre cinco e 14 dias para serem concluídos e geralmente têm elementos da natureza, como a presença de animais, que servem como um lembrete aos seres humanos, uma forma de criar uma proximidade, um alerta sobre a importância da preservação.
Um dos trabalhos dela foi o projeto ‘Cuidados’, realizado na parede da Escola Municipal Givaldo Alves Gomes, em Mongaguá. Veja fotos abaixo:
Galerias Relacionadas
A 20 metros do chão
Para muitos, a segurança pode aparentar ser um problema quando se está a 20 metros de distância do solo. Na visão de Jennifer, no entanto, a emoção de estar lá em cima é reconfortante. Ela explicou que, no dia a dia, utiliza andaimes e máquinas elevatórias para alcançar o topo de paredes e edifícios.
“É muito divertido! Eu amo, na verdade. Você vai lá, entra, acessa e vai dirigindo, operando a máquina”, contou.
A cada dois anos, Jennifer faz treinamentos envolvendo a NR-35, a NR-18 e a NR-10, normas de segurança para trabalhos em altura, operação de máquinas e equipamentos e conhecimentos em eletricidade.
Veja outros trabalhos de Jennifer:
Galerias Relacionadas
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.