De derrota no Legislativo a consagração no Executivo: Coronel Fábio Candido é o novo prefeito de Rio Preto


Saiba quem é o prefeito eleito no segundo turno das eleições em São José do Rio Preto (SP). Pela primeira vez, Coronel Fábio Candido (PL) assume a cadeira no executivo em 1º de janeiro de 2025. Coronel Fábio Candido (PL) prefeito eleito em São José do Rio Preto (SP)
João Pedro Maciel / g1
Após derrota nas eleições em 2022, quando concorreu ao cargo no Legislativo estadual, o Coronel Fábio Candido (PL) foi eleito para exercer o comando no poder Executivo, quando saiu eleito prefeito de São José do Rio Preto (SP), com 59.97% dos votos válidos, no segundo turno, neste domingo (27).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Candido recebeu 123.349 votos, equivalente a 59.97% dos votos válidos, e ficou à frente de Itamar Borges (MDB), que recebeu 82.349 votos (40,03% dos votos válidos).
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 119.955 mil eleitores não retornaram às urnas, o que representa 34,48% de abstenção. Votos brancos somaram 8.630 (3,79%) e nulos 13.633 (5,98%). No total, São José do Rio Preto teve 227.961votos válidos neste segundo turno.
O prefeito eleito concorreu pela coligação “Rio Preto de Verde e Amarelo”, junto aos partidos (Novo) e (PMB) e ocupa a cadeira do Executivo pela primeira vez.
Sem histórico de vida política, Coronel Fábio teve crescimento de 42% no índice de aceitação entre os eleitores, se comparado ao resultado do primeiro turno das eleições; quando recebeu 88.852 dos votos válidos.
Conheça o prefeito e vice eleitos:
Fábio Candido
Coronel Fábio Candido, de 52 anos, disputou um cargo político pela segunda vez. Em 2020, concorreu ao cargo de deputado estadual. À época, teve 38.463 votos e não foi eleito.
Coronel Fábio Candido (PL) falou sobre a expectativa para o segundo turno
Reprodução/TV TEM
Fábio é nascido em São José do Rio Preto e casado há 15 anos com a Josiane Candido. O casal tem um filho de 11 anos.
Entre 2020 e 2024, Candido foi Comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI – 5), que tem uma área de abrangência de 96 municípios. À época, criou o Projeto Vida para amparar mulheres vítimas de violência.
O novo prefeito de Rio Preto possui duas graduações concluídas, mestrado e doutorado em Segurança Pública. Também ocupou a função de professor de direito na Academia de Polícia Barro Branco, com foco em Direitos Humanos e Cidadania.
Profissionalmente, além de ocupar o cargo maior dentro da PM, tem experiência internacional em 12 países, nas áreas de segurança pública e educação. Em 2021, foi coautor da proposta pedagógica que instituiu a primeira Escola Cívico Militar de Rio Preto e do Estado de São Paulo. Um projeto que teve 20 anos de elaboração.
Fábio Marcondes
O vice-prefeito eleito na chapa é Fábio Ferreira Dias Marcondes. Empresário e advogado formado em Ciências Jurídicas, Marcondes é nascido em Campo Grande (MS) e mudou-se para São José do Rio Preto em 2010, onde assumiu a presidência do diretório do então Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em 2012, foi eleito vereador na cidade, como o quarto mais votado.
Fábio Marcondes vice-prefeito eleito em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Em 2015, Marcondes assumiu a prefeitura da cidade por oito dias devido às férias de Valdomiro Lopes (PSB) e da vice Irani Vaz de Lima.
No mesmo ano, Marcondes recebeu o título de Cidadão Honorário rio-pretense pelos serviços prestados à comunidade. Foi presidente da Comissão Especial de Inquérito (CPI) que investigou o acidente ferroviário em 2013 no bairro Jardim Conceição.
À época, o descarrilamento do trem provocou a morte de oito pessoas e deixou outras oito feridas, após vagões caírem sobre as casas. Marcondes faz parte da Maçonaria e também foi eleito vereador em 2017 e 2021. Recentemente se afastou devido à disputa eleitoral como vice-prefeito.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.