Com 687 votos de diferença, eleição para prefeito em Ribeirão Preto foi disputada ‘até a última urna’; veja


Ricardo Silva (PSD) foi eleito com 50,13% dos votos válidos, enquanto Marco Aurélio (Novo) teve 49,87% no segundo turno das eleições 2024. A eleição deste domingo (27) que garantiu a vitória de Ricardo Silva (PSD) como o novo prefeito de Ribeirão Preto (SP) já entra para a história como uma das mais acirradas da cidade e do país. O deputado federal apenas teve a certeza de que seria o novo gestor do município de 700 mil habitantes do interior paulista com 100% de seções apuradas, ganhando por uma diferença de apenas 687 votos.
Silva teve 50,13% dos votos válidos, o que totaliza 131.421, diante de 49,87% de Marco Aurélio (Novo), com 130.734 votos.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Ricardo Silva (PSD) e Marco Aurélio (Novo), candidatos a prefeito de Ribeirão Preto (SP), votaram no segundo turno
Érico Andrade/g1
A disputa foi tão equilibrada que, com 99,2% das seções apuradas no início da noite, ainda não era possível afirmar quem estaria eleito.
Isso porque Marco Aurélio, que começou a apuração liderando com mais de 57%, perdeu espaço, com Ricardo despontando a mais de 52% e uma diferença de mais de 7 mil votos, mas voltou a encostar na medida em que as últimas mídias foram processadas pelo cartório central de Ribeirão Preto.

Faltando apenas um único local de votação – a Escola Municipal Raul Machado, no Jardim Santa Cruz -, a diferença era de em torno 1,3 mil votos, número que ainda poderia ser revertido pelo total de eleitores daquele colégio, onde 4.138 pessoas estavam aptas a votar.
Somente depois da leitura das memórias de cerca de dez urnas foi possível confirmar a vitória de Ricardo Silva, com uma vantagem de 0,26% sobre o adversário.
LEIA TAMBÉM
Ricardo Silva agradece apoio e planeja gestão: ‘Obrigação de fazer o melhor governo da história’
Veja como foi o segundo turno em Ribeirão Preto
Apuração: veja a evolução da contagem dos votos
FOTOS: 2º turno das eleições em Ribeirão Preto e Franca
O resultado deste domingo foi o mais acirrado entre as últimas eleições da cidade. Em 2016, essa diferença de votos no segundo turno entre o candidato que venceu – Duarte Nogueira (PSDB) – e perdeu – Ricardo Silva, então do PDT – foi de 36 mil votos. Em 2020, a diferença entre a votação de Nogueira e de Suely Vilela foi superior a 64 mil votos.
2º turno: funcionária da Justiça Eleitoral corre para entregar mídias para leitura no cartório de Ribeirão Preto (SP)
Érico Andrade/g1
Um dos casos de rivalidade que se aproximam do que aconteceu neste domingo foi registrado nas eleições de 1996, quando o então vencedor da disputa, Roberto Jabali (PSDB), teve apenas 1.572 votos a mais que Sérgio Roxo (PT).
Na primeira fala pública como vencedor da eleição, Ricardo Silva reconheceu o resultado apertado nas urnas e o que ele implica para sua gestão.
“Nada em nossa vida é fácil, essa vitória dá um recado que é da cidade de Ribeirão Preto. Essa vitória dá o recado pra mim também, que eu tenho a obrigação agora de fazer o melhor governo da história dessa cidade”, disse.
Resultado final da apuração
Ricardo Silva (PSD): 131.421 votos – 50,13%
Marco Aurélio (Novo): 130.734 votos – 49,87%
Brancos: 11.466 votos – 3,85%
Nulos: 24.215 votos – 8,13%
Abstenção: 179.759 não compareceram às urnas – 37,64 %
Ricardo Silva (PSD) foi eleito prefeito de Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.