Eduardo Pimentel derrota Cristina Graeml em Curitiba (PR)

Eduardo Pimentel derrota Cristina Graeml em Curitiba (PR)Jorge Eduardo Antunes

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), foi eleito prefeito da cidade neste domingo (27), com 531.029 votos (57,64%) contra 390.254 (42,36%) de sua adversária, a jornalista Cristina Graeml (PMB). O resultado representa uma vitória das alianças pragmáticas feitas sob a tutela dos principais líderes políticos dos partidos de centro contra a ala mais extremista do bolsonarismo.

A disputa entre Pimentel e Graeml expôs uma faceta do grupo de Bolsonaro: a contradição entre as alianças que o grupo faz com o apoio de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, com as ações do grupo mais radical, liderado por Bolsonaro. Foi assim, por exemplo, que a direita “rachou” em São Paulo entre apoiar o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tinha o apoio formal do PL, e Pablo Marçal (PRTB), derrotado no primeiro turno.

Administrador de empresas, Pimentel vem de uma família de políticos. Seu avô, Paulo Pimentel, foi governador do Estado. Seu irmão, Daniel Pimentel Slaviero, é presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Entrou para política em 2014, quando se filiou ao PSDB e foi candidato a deputado estadual.

Saiu derrotado naquele ano, mas dois anos depois foi indicado como vice na chapa de Rafael Greca (que, à época, estava filiado ao nanico PMN. Os dois foram vencedores no pleito. Pimentel trocou de partido de olho nas eleições deste ano, unindo-se ao grupo do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD).

The post Eduardo Pimentel derrota Cristina Graeml em Curitiba (PR) first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.