Eleitores denunciam demora de ônibus durante 2° turno em Belém


Fiscalização é realizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém. Veja como denunciar. Passageiros reclamam de demora de ônibus durante o domingo do 2º turno em Belém.
Fábia Sepêda / TV Liberal
A manhã deste domingo (27) de segundo turno das eleições municipais foi marcada por reclamações e denúncias de eleitores sobre a demora dos ônibus, em Belém.
Um decreto foi publicado para garantir a gratuidade do transporte coletivo, seguindo a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), porém os usuários reclamam da longa espera nas paradas.
“Eu voto lá no Sideral e já estou há uma hora na parada. Até agora nada. Estou no meu trabalho. Tenho que ir lá, votar e voltar”, disse Nazaré Vasconcelos, empregada doméstica.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) encaminhou um ofício às empresas das linhas municipais para garantir essa gratuidade no período entre 4h da manhã e 23h59.
O documento orientava ainda que os ônibus devem circular com a catraca bloqueada, sem a presença do cobrador e que os veículos tenham um aviso sobre a medida.
LEIA TAMBÉM
AO VIVO: acompanhe o 2º turno no Pará
Eleições 2024: Candidatos à prefeitura de Belém votam neste 2° turno
Sobre a fiscalização neste domingo (27), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que agentes estão nos terminais das linhas de ônibus e no BRT, para garantir o cumprimento da gratuidade nos ônibus, bem como a disponibilidade da frota.
Caso seja descumprido a medida, será lavrado um auto de infração contra a empresa, que será encaminhado ao setor jurídico da Semob para as providências cabíveis.
O g1 também questionou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) sobre as denúncias. A organização reforçou que a frota de ônibus para este dia foi aumentada para a mesma quantidade de coletivos nos dias úteis da semana.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Como denunciar?
Qualquer denuncia sobre esse tipo de situação deve ser formalizada nos canais de atendimento do órgão, junto à Ouvidoria.
Site da Semob (belem.pa.gov.br);
E-mail ([email protected]) ;
WhatsApp (91) 98415-4587.
É importante informar a data, hora, local, o código alfanumérico (número que fica na lateral e parte traseira do ônibus) e descrever a situação denunciada, para que os agentes de transporte possam identificar empresa e operadores, averiguar a denúncia e tomar as devidas providências.
LEIA TAMBÉM
“Jogo Eleitoral”: o que pensam os candidatos a prefeito de Belém
VÍDEOS confira outras notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.