Como empresas de diferentes portes e setores garantem ambiente limpo e organizado

Como empresas de diferentes portes e setores garantem ambiente limpo e organizado

Como empresas de diferentes portes e setores garantem ambiente limpo e organizado – Foto: ORCALI/Divulgação

Manter o ambiente empresarial limpo e organizado é um desafio enorme, independentemente do porte. Sem um parceiro estratégico, com expertise para lidar especificamente com essas questões e todas as particularidades da empresa, o grau de dificuldade da missão aumenta.

Numa empresa, além dos fatores internos, como o público circulante, o tipo do negócio, o tamanho, as exigências legais, os aspectos externos também são determinantes. Uma instituição vizinha de uma construção no bairro, por exemplo, vai demandar constantes ações de limpeza, caso contrário, a poeira e a sujeira podem tomar conta do ambiente. Mas todo esse trabalho tem solução para quem encontra o aliado certo.

Gestor operacional, Paulo Canello atua na ORCALI, empresa com clientes de diferentes portes e perfis de negócios, executando serviços de segurança e limpeza. No dia a dia, Canello visita clientes e cumpre tarefas importantes, como verificar o ambiente, constatar se os colaboradores estão devidamente uniformizados, se a organização está correta. São tarefas que visam garantir a entrega e a satisfação do cliente.

“Quando fazemos essa análise, buscamos manter a identidade da empresa e a qualidade do serviço. O colaborador nos representa, então, é importante que esteja bem alinhado, no padrão e que honre o acordado entre o cliente e nós. É a validação e o estudo de como está a prestação de serviço na ponta”, explica o gestor.

Assim como em casa, a limpeza é muito relevante nas organizações e, depois da pandemia, ganhou mais evidência. Eis a importância de conhecer o cliente, as particularidades, o público circulante, se tem mais homens, ou mais mulheres, se tem criança. Conforme Canello, tudo isso vai impactar na limpeza, então, é fundamental conhecer profundamente o local e que o colaborador prestador de serviço saiba onde está inserido. “Precisa entender as rotinas, os pontos críticos que deve ‘atacar’ primeiro. Essa é a importância de conhecer e executar o serviço com maestria”, ressalta o gestor.

Para garantir a satisfação dos clientes, a ORCALI tem um método específico: o POP (Procedimento Operacional Padrão), que orienta o colaborador no serviço. “Tem cliente que vai começar limpando pela recepção e tem cliente que começamos por outro ambiente. Fazemos uma análise de local para local. Os supervisores devem conhecer o posto, a rotina do serviço para fazer essa análise e entregar da melhor maneira com o trabalho”, destaca Canello.

Personalização

Limpeza e organização são essenciais para qualquer empresa ou instituição que busca oferecer um espaço seguro, saudável e produtivo para colaboradores e clientes. E a limpeza profissional não se resume apenas à remoção de sujeira visível. O ideal é adotar um conjunto de procedimentos estruturados, que garantem a higiene e a manutenção adequada.

A personalização também é um diferencial. Espaços com características únicas possuem demandas específicas e que devem ser consideradas. No caso da ORCALI, o diferencial é o tratamento dado a cada cliente, que é tratado como único.

“Conseguimos personalizar e, ao mesmo tempo, entregar um padrão de excelência a todos. A ORCALI tem, no seu DNA, entregar um trabalho bem feito. Independentemente da situação, buscamos a qualidade e, para isso, ‘movemos mundos’, sempre respeitando as normas, com ética e trabalhando com transparência para o nosso cliente”, frisa o gestor da ORCALI.

Gestor operacional, Paulo Canello atua na ORCALI, empresa com clientes de diferentes portes e perfis de negócios, executando serviços de segurança e limpeza – Foto: ORCALI/Divulgação

Ainda conforme Canello, o ‘pulo do gato’ é considerar o cliente um parceiro, o que torna o trabalho mais próximo e mais humano, refletindo também nos resultados obtidos. Até porque, são diversas as figuras atentas na manutenção da qualidade: “A visita do nosso supervisor no posto, dos nossos técnicos, as visitas que eu faço, como um setor à parte, uma auditoria nesse processo de limpeza, tudo isso traz um diferencial que ninguém tem no mercado”, acredita Canello.

Prevenção

Outro aspecto essencial na gestão da limpeza profissional é a prevenção. Auditorias e inspeções periódicas garantem que eventuais falhas sejam corrigidas rapidamente, evitando impactos negativos na rotina do ambiente. “Nosso objetivo é prevenir problemas antes que eles afetem o dia a dia dos clientes. Isso inclui o monitoramento do uso adequado de uniformes e EPIs, a verificação dos produtos utilizados e a adequação das técnicas de limpeza ao tipo de superfície”, comenta Canello.

A melhor estratégia, inclusive adaptando quando necessário, também é uma grande aliada no setor. O uso de equipamentos específicos possibilita uma limpeza mais profunda e eficiente.

“Em locais com acesso livre ao público, ter um bom capacho na porta na entrada e uma equipe pronta para entender que, em dias de chuva, é preciso uma pronta-resposta para evitar um acidente com o piso molhado”, recomenda o profissional. “É preciso conhecer o tipo de piso, de público e de ambiente para trazer a melhor solução. Depois, escolher os equipamentos que vão trazer diferencial para o nosso cliente”, completa.

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