Vacina contra dengue: só 7,5% das crianças e adolescentes tomaram dose em Araraquara em 4 meses


Município imuniza público de 10 e 14 anos e situação preocupa, principalmente com retorno das chuvas. Dos 1.047 que tomaram a primeira dose, apenas 213 receberam o reforço. Vacinação contra a dengue tem baixa procura em Araraquara
A baixa adesão à vacina contra a dengue preocupa em Araraquara (SP), principalmente com a volta das chuvas e possibilidade de surgimento de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da doença.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Desde que a imunização começou, em 17 de junho, somente 7,5% das crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos receberam a primeira dose. A dose de reforço, que deve ser aplicada após 3 meses, tem adesão ainda menor. Veja abaixo a situação.
Vacina contra a dengue tem baixa adesão em Araraquara
Reprodução/EPTV
Baixa adesão da vacina contra a dengue em Araraquara
Público alvo: 13.964 crianças e adolescentes
1ª dose: 1.047 aplicadas
2ª dose: 213 aplicadas.
Onde tomar a vacina contra a dengue em Araraquara?
A aplicação da vacina acontece de segunda a sexta das 8h às 16h, em 9 unidades de saúde. Às quintas, a imunização vai até 19h. As unidades são:
Ieda, Vale do Sol, Melhado, Selmi Dei I, Selmi Dei IV, Jardim Maria Luiza, Parque São Paulo, Jardim América e Hortências
Também há aplicação na Unidade do Sesa (região central) – Das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.
Mais notícias da região:
TEMPORAL: Chuva e vento fortes derrubam árvores, postes e muro em Rio Claro
FIM DA ESTIAGEM: Chuva melhora nível do Rio Mogi Guaçu em Pirassununga
VIOLÊNCIA: Corpo de mulher trans morta a facadas em SP é enterrado em São Carlos
Por que é importante tomar a segunda dose contra a dengue?
A vacina da dengue, de nome comercial Qdenga, é composta pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue atenuado. Mesmo com menos casos da doença, é importante completar a imunização uma vez que a dengue é uma doença sazonal.
“É preocupante o fato de não fazer a segunda dose, porque para você ter resposta imunológica de proteção precisa ter as duas doses com intervalo de três meses. Somente uma dose tem proteção de curta duração, de 30 dias. Cai e não tem nível de anticorpo suficiente para proteger”, alertou o médico pediatra Wander de Matos Rezende.
Em São Carlos, a expectativa é vacinar 14.344 crianças e adolescentes, mas somente 1.663 tomaram a primeira dose. Outras 75 voltaram para receber a segunda dose.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.