O fenômeno “Efeito Dolphin” transforma o mercado automobilístico do Brasil


O carro do ano de 2024, o Dolphin da BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, é aclamado pelo público e pela mídia especializada. Dolphin é o carro elétrico mais eficiente do Brasil.
BYD/Divulgação
O mercado de carros elétricos no Brasil registra, ano a ano, crescimento nas vendas. E o modelo que está alavancando esses números começou 2024 em grande estilo: o Dolphin, da BYD (Build Your Dreams), foi eleito o Carro do Ano na premiação promovida pela revista Autoesporte, da editora Globo.
Essa é a confirmação de que o modelo é disruptivo e veio para mudar o mercado automobilístico brasileiro. Em 2023, o Dolphin foi o modelo 100% elétrico mais vendido do país, com 5.971 unidades comercializadas. No total, de acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a BYD vendeu 17.947 carros em 2023 no Brasil, crescimento de 70 vezes sobre o ano anterior, ou seja, uma alta de 6.900%.
Maior fabricante de carros elétricos do mundo, com mais de 6 milhões de unidades fabricadas no ano passado, a BYD está presente no Brasil desde 2013 e tem planos ambiciosos para o país: até o final de 2024, a empresa de origem chinesa pretende inaugurar um complexo de fábricas em Camaçari (BA).
Essa será a maior unidade fabril da greentech fora da Ásia e tem previsão de produzir até 150 mil carros por ano, na primeira fase de implementação, entre elétricos e híbridos. O investimento é de R$ 3 bilhões, com intercâmbio de funcionários do Brasil e da China.
Eficiência, autonomia e muita tecnologia
Dolphin tem conectividade de sobra para todos.
BYD/Divulgação
O Dolphin é o carro elétrico mais eficiente do Brasil. A certificação do Inmetro garante economia para rodar sem se preocupar com o bolso. Com capacidade para cinco passageiros, sua autonomia é de 291 quilômetros com a carga completa, e a bateria pode ser carregada em tomadas residenciais, com o uso de um adaptador.
Em pontos de carregamento de alta potência, já disponíveis em shoppings, postos e estacionamentos e cada vez mais presentes nas cidades do país, são necessários 30 minutos para que a bateria vá de 30% a 80% de carga. Seu motor elétrico leva o carro de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h.
Para motorista e passageiros, o Dolphin se destaca pela conectividade e tecnologia. O ICS (Intelligent Cockpit System) tem uma tela de 12,8 polegadas, com rotação elétrica nas posições horizontal e vertical, e acesso aos sistemas Apple CarPlay, Android Auto e o próprio aplicativo da BYD, que tem funções de operação do carro à distância, além de conferir nível da bateria e programar o ar-condicionado.
Até mesmo as atualizações de sistema são feitas de forma simples e prática: sempre que houver um update, o usuário receberá a notificação no painel do carro e, assim que estiver estacionado, deixará tudo à cargo do próprio carro, que conta com pacote de dados para esses casos. Tal qual seu smartphone.
A BYD também fez questão de cuidar da segurança de todos, dentro e fora do Dolphin. O motorista conta com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de subida e retenção automática. E, na hora de estacionar, as manobras são facilitadas com uma imagem panorâmica, em 360 graus, do exterior do veículo. Todos os pontos ao redor do carro são visíveis na grande tela do painel central. Isso é conectividade e tecnologia agindo em prol da segurança e do conforto.
Investimento e novas fábricas no Brasil
Além do novo complexo em Camaçari, a BYD está presente no Brasil com outras unidades industriais: em Campinas, há uma fábrica de painéis solares e uma montadora de ônibus 100% elétricos, enquanto Manaus conta com uma produtora de baterias de fosfato de ferro-lítio. A greentech comercializa carregadores veiculares de alta potência e conta com uma rede de mais de 100 concessionárias, com planos de terminar o ano com 250 lojas oficiais.
Veja a linha completa dos modelos que a greentech comercializa em território brasileiro no site da BYD.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.