Missão SpaceX Crew-8 chega à Terra, mas sem astronautas ‘presos’ no espaço


Retorno de astronautas “presos” no espaço está planejado para fevereiro de 2025, através da missão Crew-9. Crew-8 trouxe três astronautas da Nasa e um cosmonauta da Roscosmos. Os membros da SpaceX Crew-8. Da esquerda para direita: Alexander Grebenkin, Michael Barratt, Matthew Dominick e Jeanette Epps
Joel Kowsky/Nasa
A missão Crew-8, da SpaceX, deixou a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na quarta-feira (23) e pousou na Terra nesta sexta-feira (25), por volta das 4h30 (horário de Brasília), com três astronautas da Nasa e um cosmonauta da Roscosmos. Matthew Dominick , Michael Barratt, Jeanette Epps e Alexander Grebenkin, passaram 232 dias na estação espacial.
A missão Crew-8 não tem nenhuma relação com a Crew-9, lançada em 28 de setembro, que trará de volta Suni Williams e Butch Wilmore, os dois astronautas que foram à ISS com a cápsula da Starliner, da Boeing. O retorno para a Terra está planejado para fevereiro de 2025.
A dupla foi enviada à ISS em 5 de junho, em uma missão de (supostamente) 8 dias, no primeiro voo tripulado de outra cápsula, a Starliner. Eles já deveriam ter voltado, só que problemas nos propulsores e vazamentos de hélio bagunçaram todo o cronograma da Boeing.
Os tripulantes da Crew-8 concluíram uma missão científica de quase oito meses. O foguete foi lançado em março deste ano. Durante o período, os astronautas e o cosmonauta completaram 3.760 órbitas ao redor da Terra. Eles conduziram novas pesquisas científicas para avançar a exploração humana além da órbita baixa da Terra, buscando mais informações sobre saúde e biologia.
SpaceX e Nasa lançam resgate para astronautas presos na Estação Espacial Internacional

Adicionar aos favoritos o Link permanente.