Quando Lula vai escolher os dois novos ministros do STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu, em 15 de outubro, duas listas tríplices que foram enviadas para o presidente Lula escolher dois novos ministros da Corte.

Auxiliares do petista no Palácio do Planalto afirmam, entretanto, que Lula está “sem pressa” para bater o martelo sobre quem indicará para as duas vagas no STJ.

“Não será rápido assim”, afirmou à coluna, sob reserva, um influente ministro palaciano.

4 imagens

Plenário do STJ em Brasília

Encontro do presidente Lula com ministros do STJ em 18 de setembro de 2024
As mudanças acontecem na Secom
1 de 4

Presidente Lula está “sem pressa” para escolher novos ministros do STJ, segundo auxiliares

Hugo Barreto/Metrópoles
@hugobarretophoto

2 de 4

Plenário do STJ em Brasília

Divulgação/STJ

3 de 4

Encontro do presidente Lula com ministros do STJ em 18 de setembro de 2024

Presidência da República

4 de 4

As mudanças acontecem na Secom

Igo Estrela/Metrópoles
@igoestrela

Segundo outro ministro do Planalto, antes de definir o STJ, Lula pretende escolher um nome da lista tríplice para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que está na mesa dele desde agosto.

Listas do STJ

A primeira lista tríplice para o STJ enviada a Lula é composta pelos desembargadores federais Carlos Brandão e Daniele Maranhão, do TRF-1, e Marisa dos Santos, do TRF-3.

Já a segunda lista é destinada a membros do Ministério Público e tem os nomes dos procuradores Sammy Barbosa e Maria Marluce Bezerra e do subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.

Favorito de Lula ficou de fora da lista tríplice

O nome preferido de Lula para uma das vagas no STJ era o do desembargador Rogério Favreto, do TRF-4. O magistrado, entretanto, não entrou na lista eleita pelos atuais ministro da corte superior.

Favreto foi o responsável por conceder, em 2018, um habeas corpus para soltar Lula, que estava preso em Curitiba por conta das investigações da Operação Lava-Jato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.