Tripulação de avião que caiu em SP veio a SC para atender uma demanda médica

Além do piloto, do copiloto e de um mecânico, a tripulação do avião que caiu na noite desta quarta-feira (23) no interior de São Paulo contava com uma médica clínica geral e um enfermeiro. A razão da viagem, segundo a Abaeté Aviação, empresa responsável pelo voo, havia sido para atender uma demanda médica em Florianópolis.

Os destroços do avião foram encontrados em uma área de mata fechada às 23h de quarta-feira (23) - Foto: Divulgação/ND

Os destroços do avião foram encontrados em uma área de mata fechada às 23h de quarta-feira (23) – Foto: Divulgação/ND

Tripulação retornava de Florianópolis a Salvador

A Abaeté, que possui sede em Salvador, confirmou que a tripulação havia saído da capital baiana realizar um atendimento em Florianópolis. A ocorrência específica, no entanto, não foi informada.

A empresa realiza serviços de UTI aérea, oferecendo aeronaves adaptadas com equipamentos hospitalares e uma equipe de médicos e enfermeiros. Ainda, faz transporte de pacientes em tratamento médico, táxi aéreo, fretamento e comercialização de aeronaves.

Segundo informou a Abaeté, a equipe realizou o serviço em Florianópolis e estava voltando a Salvador. Eles deveriam, antes, fazer uma escala em Belo Horizonte para abastecer antes de seguir para a capital baiana, mas caiu quando passava pelo interior de São Paulo.

A causa do acidente ainda é desconhecida e está sendo investigada pela FAB (Força Aérea Brasileira). Todos os tripulantes eram residentes de Salvador e região metropolitana.

Aeronave Embraer-121 Xingu despencou em Santa Branca, no interior de São Paulo, vitimando toda a tripulação - Foto: Embraer/ Reprodução/ ND

Aeronave Embraer-121 Xingu despencou em Santa Branca, no interior de São Paulo, vitimando toda a tripulação – Foto: Embraer/ Reprodução/ ND

Quem era a médica

A médica Sylvia Rausch Barreto, 31, não possuía nenhuma especialidade em seu registro no Cremeb (Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia) e atuava como clínica geral, prestando atendimento em atenção primária à saúde.

Em nota, o Cremeb pediu “agilidade às autoridades competentes para que sejam descobertas as causas do acidente” e expressou “aos familiares, amigos e colegas da Dra. Sylvia Rausch Barreto as mais sinceras condolências pela abrupta perda de uma jovem profissional”.

Sylvia era natural de Pedra Azul, município mineiro localizado próximo à divisa com a Bahia, estando a cerca de 700 km de Belo Horizonte e 700 km de Salvador. Ela era formada pelo Centro Universitário Unifas, na região metropolitana da capital baiana.

Sylvia tinha 31 anos - Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Sylvia tinha 31 anos – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Quem era o enfermeiro

O enfermeiro Erisson Silva da Conceição Cerqueira, 34, era natural da Bahia. Ele era formado pela Universidade Católica de Salvador. Erisson era casado e não deixou filhos.

O Coren-BA (Conselho Regional de Enfermagem da Bahia) manifestou, em nota, o pesar pela morte do enfermeiro: “Neste momento de dor e luto, expressamos nossas sinceras condolências e nos unimos à tristeza de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar ao lado de Erisson”.

Erisson tinha 34 anos - Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

Erisson tinha 34 anos – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND

O que se sabe sobre a queda

  • Segundo informações divulgadas pela FAB, a aeronave sumiu do radar na quarta-feira (23) às 18h39;
  • O Corpo de Bombeiros de São Paulo localizou os primeiros destroços por volta das 23h;
  • O avião era um modelo Embraer-121 Xingu, com capacidade para onze pessoas, entre tripulação e passageiros;
  • A aeronave caiu em uma área de mata entre as cidades de Paraibuna e Santa Branca, a cerca de 100 km da capital paulista, vitimando toda a tripulação;
  • A tripulação, todos funcionários da Abaeté, era residente de Salvador e região metropolitana e havia viajado para atender uma demanda médica em Florianópolis;
  • O voo tinha a capital baiana como destino final, mas faria uma escala em Belo Horizonte para abastecer;
  • A causa do acidente ainda é desconhecida.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.