Datafolha em SP: Nunes lidera com 14 pontos à frente de Boulos, menor vantagem registrada

Nunes e Boulos conorrem no segundo turno de votações para a prefeitura de São PauloReprodução/Record

A poucos dias de distância das eleições, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) segue como favorito para vencer o segundo turno das em São Paulo, segundo dados do Datafolha divulgados nesta quinta-feira (24). Ele arrecadou 49% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) tem 35%. A vantagem, de 14 pontos percentuais, é a menor já registrada pelo instituto no segundo turno.

Embora amplamente na vantagem, o favoritismo de Nunes diminuiu ao longo das semanas. Na última pesquisa, divulgada no dia 17, ele apareceu com 51% de votos, contra 55% de antes. Boulos, por sua vez, seguia estável com cerca de 33% dos votos.

Veja o comparativo entre a pesquisa de hoje e a da última semana:

  • Ricardo Nunes (MDB): 49% (eram 51%);
  • Guilherme Boulos (PSOL): 35% (eram 33%);
  • Em branco/nulo/nenhum: 14% (eram 10%);
  • Não sabe: 2% (eram 2%).

A pesquisa divulgada hoje entrevistou presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na capital paulista. O levantamento foi encomendado pela Folha de S. Paulo.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, tendo um nível de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o SP-07600/2024.

Voto espontâneo

A pesquisa de voto espontâneo é aquela no qual os entrevistados não têm uma lista com os nomes dos candidatos. Mesmo neste cenário, Nunes sai na frente, com 40%, contra 30% de Boulos. Na pesquisa anterior, eles conseguiram respectivamente 41% e 30% de espontânea.

Além disso, 12% votariam branco ou nulo (eram 10%), 4% citaram outro nome (eram 3%), e 5% citou “no atual” ou “no 15” (eram 3%). 10% disseram não saber – eram 12% na pesquisa anterior.

Transferência de voto

Nunes teve vantagem, no segundo turno, entre os eleitores de Pablo Marçal (PRTB) no 1° turno: 74% migraram os votos para ele, e apenas 11% para Boulos – alta em relação aos 8% da semana passada. (O número de Nunes número chegou a ser 84%, mas seguiu em queda e semana passada foi 77%).

Boulos, por sua vez, arrecadou diversos votos de Tabata Amaral (PSB): 46% dos que votaram nela em primeiro turno escolherão Boulos agora (eram 52%), e 35%% votarão em Nunes (eram 27%). Nesse cenário, a margem de erro é de 10 pontos percentuais para mais ou para menos.

Há, também, vieses maiores: 66% dos eleitores de Lula (PT) em 2022 votarão em Boulos, e 84% dos que votaram em Jair Bolsonaro (PL) vão de Nunes.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsAppe da nossa comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.