Fornecimento de água suspenso em 60 bairros de Salvador é retomado após manutenção preventiva


Maioria dos imóveis já começou a receber água nesta quinta-feira (24). Previsão é que sistema esteja totalmente normalizado no prazo máximo de 72 horas após a retomada. Fornecimento de água suspenso em 60 bairros de Salvador é retomado após manutenção preventiva
Divulagção/Embasa
O fornecimento de água começou a ser retomado, de forma gradativa, desde a noite de quarta-feira (23), nos 60 bairros de Salvador abastecidos pelas estações de tratamento do Parque da Bolandeira, após a conclusão de um conjunto de manutenções preventivas e algumas ações corretivas emergenciais.
Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a maioria dos imóveis já começou a receber água nesta quinta-feira (24) e a previsão é que o sistema esteja totalmente normalizado no prazo máximo de 72 horas após a retomada.
O retorno é gradativo, porque para chegar até os imóveis, a água leva um tempo para percorrer quilômetros de rede ao sair dos reservatórios de distribuição, localizados em diferentes pontos da cidade. Quando os reservatórios estão enchendo novamente e o nível ainda está baixo, o sistema não consegue ter pressão suficiente para abastecer os pontos mais altos da rede.
Por isso, os locais em áreas mais altas costumam demorar mais para ter o fornecimento de água regularizado.
Outros fatores que podem interferir no tempo de regularização são:
a posição do imóvel em relação à rede distribuidora (quem está no final da rede também precisa aguardar mais);
a existência de ligações clandestinas (que tiram água da rede sem informar à Embasa, dificultando a pressurização das tubulações);
as características do imóvel, pois aqueles com mais de um pavimento equipados com caixa d’água no térreo com bomba para elevar água até a caixa d´água superior, conseguem abastecer rapidamente os pavimentos superiores.
Enquanto o fornecimento não estiver completamente regularizado, as pessoas podem solicitar abastecimento alternativo por carro-pipa, mediante informação do número de matrícula, pelos canais de atendimento ao cliente: telefone 0800 0555 195, WhatsApp (71) 99717-0999, atendimento virtual e pontos presenciais.
A prioridade do atendimento com carro-pipa será dada a hospitais e postos de saúde.
Veja abaixo as áreas em regularização:
Acupe;
Amaralina;
Arenoso;
Arraial do Retiro;
Barbalho;
Barra;
Barreiras;
Barris;
Brotas;
Boca do Rio;
Cabula;
Cabula VI;
Calabetão;
Calçada;
Caminho das Árvores;
Campinas de Brotas;
Candeal;
Canela;
Centro;
Chapada do Rio Vermelho;
Cidade Nova;
Cosme de Farias;
Costa Azul;
Curuzu;
Doron;
Engenho Velho da Federação;
Engenho Velho de Brotas;
Engomadeira;
Federação;
Garcia;
Graça;
Horto Florestal;
IAPI;
Imbuí;
Itaigara;
Jardim Armação;
Jardim Santo Inácio;
Luiz Anselmo;
Liberdade;
Mata Escura;
Matatu;
Narandiba;
Nazaré;
Nordeste de Amaralina;
Novo Horizonte;
Ondina;
Patamares;
Pau Miúdo;
Pernambués;
Pero Vaz;
Piatã;
Pituaçu;
Pituba;
Resgate;
Retiro;
Rio Vermelho;
Saboeiro;
Santa Cruz;
Santa Mônica;
São Gonçalo;
Saramandaia;
Sussuarana;
Stiep;
Tancredo Neves;
Vale das Pedrinhas;
Vila Laura.
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