Programe-se para aproveitar os feriados em 2025

O ano de 2025 promete ser de mais descanso em relação ao seu antecessor. Alguns dos feriados em 2025, como também pontos facultativos, caem em dias da semana que rendem folgas prolongadas. Os meses de abril e maio são especialmente privilegiados.

A seguir elencamos todos os feriados em 2025 divididos por trimestre com ideias de passeios e viagens para fazer por Santa Catarina. Programe-se e aproveite!

Feriados em 2025: janeiro, fevereiro e março

1º de janeiro: Confraternização Universal. Foto do calendário: Praia de Laranjeiras em Balneário Camboriú. Foto de Marcos Schafer/PMBC/Divulgação - Arte ND

1
2

1º de janeiro: Confraternização Universal. Foto do calendário: Praia de Laranjeiras em Balneário Camboriú. Foto de Marcos Schafer/PMBC/Divulgação – Arte ND

3 e 4 de março: Carnaval (ponto facultativo). 4 de março: Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo). Foto do calendário: Desfile de Carnaval na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis. Foto de  Cristiano Estrela/ND - Arte ND

2
2

3 e 4 de março: Carnaval (ponto facultativo). 4 de março: Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo). Foto do calendário: Desfile de Carnaval na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis. Foto de Cristiano Estrela/ND – Arte ND

O primeiro dia e feriado em 2025 vai ser em uma quarta-feira. Ou seja, uma boa oportunidade de ao menos emendar a semana inicial, para quem não está de férias.

Com o sol do verão a pino dominando esse primeiro semestre e o Carnaval em março, há muitas possibilidades de programação por Santa Catarina.

1. Sol, praia e mar. Verão em SC é quase sinônimo de praia, afinal, são mais de 500 quilômetros de litoral, de Norte a Sul. As praias do Norte, como as da histórica cidade de São Francisco do Sul, são mais próximas do estado vizinho do Paraná.

As do Centro-Norte são famosas por suas águas verde-esmeraldas, como Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Ainda tem Penha, que além das praias é a casa do Beto Carrero World.

O meio do litoral catarinense é ocupado pelas dezenas de praias da capital Florianópolis, como também aquelas de cidades próximas: a menos agitada Governador Celso Ramos; Palhoça, da famosa Guarda do Embaú; Imbituba da igualmente famosa Praia do Rosa, entre outras. No litoral Sul, estão a histórica cidade de Laguna, Jaguaruna, Araranguá, entre outras.

2. Parques aquáticos, cachoeiras e um pouco de sossego. Fora as praias, o feriadão do começo do ano em Santa Catarina pode ser aproveitado em um de seus vários parques aquáticos, alguns inclusive com hospedagem.

Destaque para a cidade de Gaspar e sua Rota das Águas, que concentra o maior número de parques aquáticos do Estado, e para Alfredo Wagner, onde fica o maior tobogã do Sul do Brasil.

Ambas as cidades ficam no Vale do Itajaí, região que concentra um grande número de cachoeiras, espalhadas por diferentes municípios. Hospedar-se em algum deles pode ser uma boa opção para quem deseja iniciar o ano longe do agito do litoral e gastando menos. Há outras opções, é claro, como as cidades do Planalto Norte ou do Meio-Oeste catarinense.

3. Cruzeiros pela América Latina. Outra boa forma de curtir o primeiro feriado de 2025 é embarcando em um dos 30 navios que irão partir do Porto de Itajaí, com destinos nacionais e para a América Latina. Embarcado dentro de navios da Costa Cruzeiros e da MSC Cruzeiros é possível passar de duas a sete noites em alto mar.

4. Carnaval no litoral. As principais festas de Carnaval em Santa Catarina se concentram nas cidades litorâneas. Se você quer curtir desfiles ou seguir os blocos de rua, considere municípios como São Francisco do Sul, Navegantes, Florianópolis, Laguna, entre muitas outras, além de Joaçaba, representante do carnaval do Oeste catarinense.

5. Vinho, serra e tranquilidade. Se as festividades de Carnaval não são sua “praia”, há sempre a possibilidade de subir a serra catarinense para desfrutar do contato com montanhas, cânions, pousadas aconchegantes e os vinhos finos de altitude.

No início de março, aliás, costuma ocorrer a Vindima de Altitude, com uma programação diversificada, que pode incluir a pisa da uva, passeios a cavalo, visitas guiadas e muita degustação nas vinícolas serranas.

Feriados 2025 – Abril, maio e junho: Ainda rende praia e também serra

18 de abril: Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo. 21 de abril: Tiradentes. Foto do calendário: Cânion do Funil, em Bom Jardim da Serra. Registro de Miguel Carvalho/Divulgação - Arte ND

1
3

18 de abril: Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo. 21 de abril: Tiradentes. Foto do calendário: Cânion do Funil, em Bom Jardim da Serra. Registro de Miguel Carvalho/Divulgação – Arte ND

1º de maio: Dia do Trabalhador. Foto do calendário: Papagaio Charão em Urupema. Registro de Omar Junior Cardoso/Divulgação - Arte ND

2
3

1º de maio: Dia do Trabalhador. Foto do calendário: Papagaio Charão em Urupema. Registro de Omar Junior Cardoso/Divulgação – Arte ND

19 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo). Foto da colheita do pinhão em Urubici. Registro de Fernando Angeoletto/Divulgação - Arte ND

3
3

19 de junho: Corpus Christi (ponto facultativo). Foto da colheita do pinhão em Urubici. Registro de Fernando Angeoletto/Divulgação – Arte ND

O segundo semestre é um dos que mais concentra feriados prolongados em 2025, com a possibilidade de esticar a folga por três ou quatro dias (no caso de Corpus Christi). Como os feriados são no outono, uma estação intermediária, as opções de passeios por Santa Catarina são inúmeras.

1. Praias e banho de mar. Devido aos veranicos do outono, é muito possível que você ainda consiga aproveitar uma praia com banho de mar, especialmente em abril, em um desses feriados em 2025.

A partir de maio, aproveite para saborear pratos com tainha, cuja pesca vai de maio a julho e é facilmente encontrado em bares e restaurantes do litoral catarinense.

2. Caminhadas e trilhas. Especialmente a partir de maio começam a chegar frentes frias em SC anunciando a próxima estação. As temperaturas mais amenas são uma oportunidade para desfrutar de caminhadas pela natureza. Que tal programar uma viagem e fazer trilhas pelo litoral, pelos cânions do Sul do Estado, caminhadas pelos morros serranos, ou quem sabe percorrer o Vale Europeu a pé ou de bicicleta.

3. Pôr do sol. Como o outono (e também o inverno) costumam ter massas de ar mais secas que afastam as nebulosidades, o céu fica mais limpo para o espetáculo do pôr do sol. Entre os inúmeros lugares em SC onde se pode apreciá-lo, citamos quatro: no alto de algum morro de Urubici, em Coronel Freitas – no Oeste, em Santo Antônio de Lisboa – Floripa ou voando de balão.

4. Serra e Festa Nacional do Pinhão. Para quem não gosta de muito frio, o outono é a estação perfeita para curtir a região serrana de SC. Você pode, por exemplo, programar uma ida a São Joaquim no feriado de 1º de maio e pegar ainda a colheita da maçã. Já no feriado do dia 19 de junho vale uma viagem a Lages para participar da Festa Nacional do Pinhão e de sapecadas em diferentes cidades, como em Urubici.

5. Revoada do Papagaio-charão. Que tal aproveitar os feriados prolongados de maio ou de junho para programar uma viagem à Capital Nacional do Frio, Urupema? A cidade serrana é onde ocorre um fenômeno da natureza lindo de se ver: a revoada do papagaio-charão. Todos os dias, milhares deles cruzam o céu do município em busca de pinhões nas araucárias.

Feriados 2025 – Julho, agosto e setembro: opções rápidas para curtir o friozinho

Arte de um calendário nas cores roxo, amarelo e branco. O feriado de 7 de setembro se destaque dos demais dias, com a data pintada com fundo branco. No lado esquerdo, ao lado do calendário, a foto de uma mão de mulher jogando queixo em cima de um prato de nhoque com molho vermelho. Ao fundo aparece um queijo em peça e dois tomates.

7 de setembro: Independência do Brasil. Foto de massa do Massa do Ristorante Veneza, em Nova Veneza. Registro de Lucas Sabino/Divulgação – Arte ND

O início do segundo semestre do ano é baixo de feriados no Brasil. A única data de folga é 7 de setembro, que em 2025 cai em um domingo. Para quem costuma trabalhar neste dia da semana, terá ao menos um breve descanso. Você pode aproveitar o fim do inverno programando uma viagem ou um dos passeios a seguir.

1. Final de semana na Serra Catarinense. Mesmo setembro já sendo o final do inverno, é possível viver temperaturas abaixo de 0ºC e geadas em algumas das mais frias cidades serranas. Clima perfeito para se hospedar em um chalé em meio à natureza ou na linda e histórica Coxilha Rica entre Lages, Capão Alto e Painel; passar uma tarde inteira em uma das vinícolas de São Joaquim, experimentar pratos com pinhão e outros alimentos típicos serranos.

2. Friozinho no Planalto Norte de SC. Que tal um passeio ou uma viagem de final de semana a cidades do Planalto Norte? Com temperaturas amenas (mas não tão frias quanto a Serra) e paisagens predominantemente rurais, é uma boa opção de descanso. A cidade de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho – onde você pode passear de Maria Fumaça são algumas das possibilidades.

3. Visitar vinícolas no Sul de SC. Os Vales da Uva Goethe é uma região turística que abrange oito cidades no Sul de Santa Catarina. Especialmente em Urussanga você vai encontrar inúmeras vinícolas abertas à visitação para conhecer o vinho que só é produzido em um único lugar do mundo: em SC.

4. Roteiros histórico-culturais de 1 dia. Em um único dia dá para fazer um roteiro rápido por algumas cidades de SC. Citamos quatro delas: Florianópolis, Joinville, São Francisco do Sul e Laguna. Neles é possível conhecer a pé uma variedade de espaços históricos, culturais e museus em suas regiões centrais.

5. Viagem de 1 dia para Nova Veneza. Como Nova Veneza é uma pequena cidade, do Sul de SC, em um único dia você pode conhecer diferentes atrações turísticas. A maioria delas está concentrada no centro da cidade e incluem restaurantes onde você pode comer uma boa massa. Afinal, o município é Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.

Feriados 2025 – Outubro, novembro e dezembro: festas de outubro, Natal e Ano Novo

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida. 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo). Foto de desfile da Oktoberfest, em Blumenau. Registro de Daniel Zimmermann/Divulgação - Arte ND

1
3

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida. 28 de outubro: Dia do Servidor Público (ponto facultativo). Foto de desfile da Oktoberfest, em Blumenau. Registro de Daniel Zimmermann/Divulgação – Arte ND

2 de novembro: Dia de Finados. 15/11: Dia da Proclamação da República. 20/11: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Foto de Baleia Franca em Laguna. Registro de Elvis Palma/Divulgação - Arte ND

2
3

2 de novembro: Dia de Finados. 15/11: Dia da Proclamação da República. 20/11: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Foto de Baleia Franca em Laguna. Registro de Elvis Palma/Divulgação – Arte ND

24 de dezembro: Véspera de Natal. 25/12: Natal. 31/12: Véspera do Ano Novo 2026. 1º de janeiro de 2026: Ano Novo 2026. Foto de queima de fogos de artifício na Praia Central de Balneário Camboriú. Registro de Alfabile/PMBC/Divulgação  - Arte ND

3
3

24 de dezembro: Véspera de Natal. 25/12: Natal. 31/12: Véspera do Ano Novo 2026. 1º de janeiro de 2026: Ano Novo 2026. Foto de queima de fogos de artifício na Praia Central de Balneário Camboriú. Registro de Alfabile/PMBC/Divulgação – Arte ND

1. Festas de Outubro. Ainda que o dia 12 de outubro não seja um dos feriados em 2025 que dê para emendar, já que cai em um domingo, se ele representa uma folga no seu calendário pode ser uma boa oportunidade para curtir uma das festas de outubro em SC. Para quem é servidor público, o ponto facultativo do dia 28 (em uma terça) pode ser uma grande oportunidade.

A mais famosa de todas é a Oktoberfest de Blumenau, mas há também a Fenarreco de Brusque, a Festa do Imigrante em Timbó, a Marejada em Itajaí, a Tirolerfest em Treze Tílias, entre outras.

2. Novembro com as baleias. 20 de novembro é Dia da Consciência Negra e cai em uma quinta-feira. Uma ideia para quem vai esticar esse feriado de 2025 é visitar uma das cidades que fazem parte da “Rota da Baleia Franca“, onde facilmente se pode ver as gigantes do mar com seus filhotes. Garopaba, Imbituba e Laguna fazem parte da rota.

3. Natal turístico. Não é difícil encontrar em Santa Catarina uma programação para viagem de Natal. São várias as cidades que se enfeitam, organizam shows e preenchem espaços públicos com duendes, casas de Papais Noéis e luzes. Alguns destaques são os municípios de Blumenau, Pomerode, Joinville e Chapecó. Há muitos outros. Além do clima festivo, todas elas contam com vários atrativos turísticos para conhecer durante o feriado natalino.

4. Ano Novo com os pés no mar, nas águas termais ou em piscinas. As principais festas de virada de ano em Santa Catarina se concentram no litoral, com destaque para Balneário Camboriú e Florianópolis. A véspera de Ano Novo em 2025 cai em uma quarta-feira, o que aumenta as chances de prolongar o feriado e aproveitar ainda mais a praia.

Se a areia, o mar e o mar de gente não lhe agradam, que tal se refrescar, relaxar e curtir a entrada do novo ano em cidade e/ou hotéis de águas termais? Santo Amaro da Imperatriz e Piratuba são apenas duas de várias opções. Outra possibilidade são os resorts catarinenses com suas programações festivas. Entre eles, o Costão do Santinho, o Fazzenda Park Resort, o Itá Thermas Resort e outros.

Para quem quer descanso e economia para iniciar o ano, vale aqui a dica da Serra, do Planalto Norte, do Vale do Itajaí e das pequenas e charmosas cidades do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.