Vítimas de acidente com equipe de remo são enterradas no RS

Os sete atletas de equipe de remo mortos em acidente no Paraná foram velados de forma coletiva na noite dessa terça-feira (22/10), no Clube Português 1º de Dezembro. Nesta quarta-feira (23/10), foram sepultados os últimos corpos, incluindo o técnico do grupo e o motorista da van também foram sepultados.

As cerimônias receberam cerca de 200 pessoas, entre amigos e familiares das vítimas. Já os sepultamentos ocorreram individualmente, conforme o desejo de cada família.

Os corpos de Angel Souto Vidal, 16 anos, Nicole da Cruz, 15, e Samuel Benites Lopes, 15, foram sepultados na manhã desta quarta-feira (23/10), colocados lado a lado em gavetas no Cemitério Parque, em Capão do Leão, município vizinho a Pelotas. No mesmo cemitério foi sepultado o motorista da van, Ricardo Leal da Cunha, 52.

De acordo com o jornalista da Prefeitura Municipal de Pelotas, Lucas Pereira, todo a cidade está comovida com a situação. “A cidade sofre com cada família”, disse ele ao Metrópoles.

Ainda na noite de terça (22), foram enterrados os corpos de João Pedro Kerchiner, 17, Helen Belony, 20, Vitor Fernandes Camargo, 17, Henry Fontoura Guimarães, 17, e do coordenador do projeto, Oguener Tissot, 43. A pedido das famílias, não foram divulgados detalhes das cinco cerimônias.

Velório coletivo

As urnas funerárias foram levadas até a cidade de Pelotas por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou no aeroporto da cidade às 17h05min, com os caixões das vítimas.

Os caixões transportados em veículos do Exército e passaram em cortejo pelas principais ruas do município.

O velório coletivo teve início por volta das 18h30min, a comitiva chegou ao Clube Centro Português 1º de Dezembro. As urnas foram cobertas com bandeiras e medalhas.

A cerimônia teve a presença do ministro do Esporte, André Fufuca. O governador Eduardo Leite esteve no local mais cedo e acompanhou a chegada dos corpos no aeroporto.

Tragédia

O acidente aconteceu na noite de domingo (20/10), na BR-376, em Guaratuba (PR). O transporte das urnas funerárias foi realizado pela Força Aérea Brasileira, junto ao Ministério dos Esportes.

Os mortos são sete atletas, com idades entre 15 e 20 anos, o coordenador do time e o motorista da van que transportou a delegação para um torneio realizado em São Paulo.

  • Oguener Tissot (coordenador), 43 anos, natural de Pelotas
  • Samuel Benites Lopes, 15 anos, natural de São José do Norte
  • Henry Fontoura Guimarães, 17 anos, natural de Pelotas
  • João Pedro Kerchiner, 17 anos, natural de Pelotas
  • Helen Belony, 20 anos, natural de Pelotas
  • Nicole da Cruz, 15 anos, natural de Pelotas
  • Angel Souto Vidal, 16 anos, natural de Pelotas
  • Vitor Fernandes Camargo, 17 anos, natural de Pelotas
  • Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos

As vítimas eram vinculadas à iniciativa “Remar para o Futuro”, realizada em parceria com o clube Centro Português e a Academia de Remo Tissot, em um projeto que contava com o apoio da Prefeitura de Pelotas e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Duas pessoas sobreviveram ao acidente: o atleta João Pedro Milgarejo, de 17 anos, e o motorista do caminhão envolvido no acidente. Os dois já receberam alta do hospital.

Carreta sem freio

A tragédia aconteceu no KM 665 no sentido sul da rodovia, por volta das 21h40. A apuração preliminar da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que a carreta colidiu na traseira da van, que foi projetada para frente, atingindo um carro. Na sequência, a carreta tombou sobre o veículo dos atletas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.