Novo exame de Lula define destino da campanha de Boulos

O presidente Lula fará um novo exame médico na próxima sexta-feira (25/10), após bater a cabeça em um acidente doméstico. O resultado da consulta será decisivo para definir se o petista irá a São Paulo participar de agenda com Guilherme Boulos (PSol) na reta final da campanha pela prefeitura da capital paulista.

De acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (22/10), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem 51,7% de intenção de votos, enquanto Boulos aparece 39,6%.

No início do segundo turno, Lula planejou ir a São Paulo duas vezes, mas eventos nacionais e internacionais atrasaram essa agenda. Agora, o PT está dividido sobre a presença do mandatário em São Paulo e teme que uma eventual derrota do psolista seja debitada em sua conta.

Por essa ótica, o acidente livraria Lula de duas saias-justas, uma vez que ele cancelou ida à Cúpula dos Brics. Dessa forma, ele não precisou aparecer numa foto com Vladimir Putin, em meio às críticas do ocidente à postura do presidente Russo sobre a guerra da Ucrânia.

4 imagens

Boulos e Lula durante evento de lançamento de pedra fundamental de dois campi em SP

A chuva impediu que o ato seguisse nas ruas de SP
Lula e Guilherme Boulos
1 de 4

Lula deve visitar periferia da cidade

Ricardo Stuckert / PR

2 de 4

Boulos e Lula durante evento de lançamento de pedra fundamental de dois campi em SP

Ricardo Stuckert / PR

3 de 4

A chuva impediu que o ato seguisse nas ruas de SP

YouTube/Reprodução

4 de 4

Lula e Guilherme Boulos

Leandro Paiva/Campanha Boulos

A campanha do PSol, contudo, conta com Lula para tentar convencer os eleitores indecisos na reta final. O maior temor do partido é não chegar ao mesmo patamar de votos que teve em 2020. Na eleição municipal passada, Boulos ficou com 40,62% dos votos válidos, contra Bruno Covas (PSDB), reeleito com 59,38%.

A manutenção do capital eleitoral é visto como crucial para o PSol pleitear novos espaços na esquerda, campo no qual disputa espaço com o PT, PSB e outras legendas com maior estrutura partidária.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.