VÍDEO: Trinca-ferro mantido em cativeiro sem autorização é devolvido à natureza em SC

Durante atendimento de uma requisição da Promotoria de Justiça de Ituporanga, uma guarnição da Polícia Militar Ambiental encontrou um trinca-ferro mantido em cativeiro sem autorização. O pássaro foi encontrado em uma casa durante averiguação policial na última semana.

Policial militar pegando trinca-ferro de gaiola para soltá-lo novamente na natureza

Trinca-ferro mantido em cativeiro sem autorização é devolvido à natureza em SC – Foto: Polícia Militar Ambiental/Reprodução ND

Conforme informações da Polícia Militar Ambiental de Rio do Sul, a solicitação judicial pediu a verificação de duas casas distintas na localidade de Três Barras, em Ituporanga, a fim de identificar se haviam animais silvestres em cativeiro e verificar a posse irregular de armas de fogo pelos proprietários.

Na última sexta-feira (18), os policiais identificaram dois pássaros da espécie trinca-ferro mantidos em cativeiro. Eles estavam anilhados e devidamente registrados junto ao Ibama. Também não foi constatada a posse irregular de arma de fogo.

Trinca-ferro preso em gaiola há um mês foi devolvido à natureza

Já na segunda casa alvo da apuração, foi encontrado um pássaro da mesma espécie, mantido em uma gaiola. De acordo com a corporação, o proprietário confessou ter capturado o trinca-ferro da natureza há aproximadamente um mês.

Os policiais também confirmaram que o homem estava em posse de um um rifle calibre .22LR, o qual estava devidamente registrado.

Por manter a ave em cativeiro sem a autorização do órgão competente, ele recebeu um Auto de Infração Ambiental, com uma multa no valor de R$ 500.

Depois de um mês sem poder voar livre na natureza, o trinca-ferro, que apresentava condições de voltar ao seu habitat, foi solto pelos policiais ambientais. O momento em o pássaro é liberado foi filmado pela corporação.


Momento em que pássaro e solto foi registrado pelos policiais – Vídeo: Polícia Militar Ambiental/Reprodução ND

A Polícia Militar Ambiental destacou a importância de respeitar as leis de proteção à fauna e de não manter animais silvestres em cativeiro sem as devidas autorizações. “A preservação da vida silvestre é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas e para a conservação da biodiversidade”, pontuou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.