Flitabira homenageia o cartunista Mario Vale com exposição a céu aberto


Flâmulas com desenhos do artista ficarão expostas na Avenida Carlos Drummond de Andrade durante a realização do Festival, que acontece de 30 de outubro a 3 de novembro O cartunista e escritor Mario Vale
Divulgação
O Flitabira faz uma homenagem ao artista plástico, cartunista e escritor Mario Vale, com a exposição “Humor para Leitura”, em 30 flâmulas afixadas em postes na Avenida Carlos Drummond de Andrade. Originalmente, a ideia foi concebida para a inauguração da livraria “Sempre um Livro”, em 1989, sob a curadoria do publicitário e escritor Fernando Fabbrini que criou as frases, ao lado de Humberto Werneck e Gilberto Scarpa. Mario Vale fez 14 ilustrações para as frases que vão compor a exposição. Naquela época, foi feita uma série de camisetas bem humoradas de incentivo ao hábito da leitura.
Frases como “A TV não sabe ler”, “O Ministério da Saúde adverte: ler pode melhorar sua saúde mental”, “Ler ou não ler: eis a questão” e “Livro, fonte natural de vitaminas”, juntamente a seus respectivos cartuns, estarão expostas nas flâmulas, em formato de 2 metros de altura por 30 centímetros de base.
Uma das artes do cartunista a ser exposta em mostra a céu aberto
Mario Vale
Mario Vale é mineiro de Belo Horizonte. Artista plástico, cartunista, programador visual, autor, ilustrador e cartunista, com mais de 30 livros infantojuvenis publicados. Possui charges publicadas em diversos jornais e revistas de todo o País, tendo participado de inúmeras exposições de arte, além de ter produzido e dirigido programas de TV. Durante 14 anos consecutivos, publicou diariamente ilustrações e uma coluna fixa no caderno de cultura do Jornal Hoje em dia. Criou 12 desenhos animados que foram veiculados nacionalmente pela Rede Globo de Televisão. Sua obra é agraciada com vários prêmios, entre eles o Prêmio Cartum no XIII Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Selo Altamente Recomendável (FNLIJ), Prêmio Jabuti e Prêmio Luis Jardim – FNLIJ – com “A linha do Mario Vale”, eleito o melhor livro de imagens de 2007. Suas obras foram adotadas em vários programas de governos federal, estadual e municipal, sendo selecionado para importantes projetos, como por exemplo o “Clube de Leitura ODS”, da ONU. Durante anos trabalhou com arte-educação, utilizando técnicas de recorte, colagem e dobradura em papel, ministrando oficinas de criatividade para crianças e professores da rede escolar.
Arte de Mario Vale
Mario Vale
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.
Sobre o Flitabira
A 4.ª edição do Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira – acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2024, de quarta-feira a domingo, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Av. Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro), com entrada gratuita.
Com o tema “Literatura, Amor e Ancestralidade”, o 4.º Flitabira tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Itabira.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.