Barra do Piraí registra maior aumento no número de casos de Influenza no Sul do Rio e Costa Verde em 2024


Secretaria Estadual de Saúde atualizou a situação dos seis maiores municípios da área de cobertura da TV Rio Sul. Resende e Volta Redonda praticamente dobraram os casos. Barra do Piraí, Resende e Volta Redonda registram o dobro de casos de Influenza em 2024
Semuc/Divulgação
Das seis maiores cidades da região do Sul do Rio e Costa Verde, Barra do Piraí (RJ) registrou o maior aumento no número de casos da gripe Influenza em 2024. Até esta terça-feira (22), 38 moradores foram diagnosticados com a doença.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais (parágrafo copiado da editoria G1 Saúde).
Em 2023, Barra do Piraí teve apenas nove casos. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, das seis maiores cidades da região, apenas Angra dos Reis e Três Rios apresentaram queda no número de casos confirmados.
Confira abaixo o comparativo dos casos de influenza na região:
Veja o comparativo
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Resende confirmou uma morte causada pelo vírus da Influenza B. A vítima é um adolescente, de 14 anos, que morreu na sexta-feira (18).
Segundo a prefeitura, o adolescente foi internado no CTI de um hospital particular na quinta-feira (17). No dia seguinte, ele veio a óbito. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou que a morte segue em investigação pela equipe local.
Apenas Resende imunizou mais de 50% do público alvo
Resende foi a única cidade que imunizou mais de 50% do público alvo da campanha de vacinação contra a influenza.
A cidade conta 52.868 pessoas incluídas no público-alvo, formado por gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas vivendo em terras locais. Desse público, 58,05% foi imunizado contra a Influenza até o dia 21 de outubro.
Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios atingiram mais de 40% de cobertura vacinal do público alvo. Foram imunizados, respectivamente, 48,35%, 42,54% e 42,08 do estimado.
Dos seis maiores municípios da região, Barra do Piraí, com o índice de 35,88%, e Angra dos Reis, com 36,68%, possuem os piores indicadores em relação aos imunizados na campanha contra a Influenza.
Veja o total de doses aplicadas até terça-feira (21):
Angra dos Reis: 28.373
Barra do Piraí: 17.976
Barra Mansa: 36.710
Resende: 36.147
Três Rios: 17.533
Volta Redonda: 69.833
Em maio, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a Influenza para o público com idade superior a seis meses. A aplicação do imunizante ocorre anualmente.
Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.