Investigado por apologia ao nazismo é preso em Aracaju


Anabolizantes, livros, adesivos e símbolos com apologia ao crime foram apreendidos durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. Investigado por apologia ao nazismo é preso em Aracaju
SSP/SE
Um homem de 27 anos foi preso em flagrante no Bairro Jabotiana, em Aracaju, durante uma operação contra apologia ao nazismo, realizada na manhã desta desta segunda-feira (21) em Sergipe, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Foram apreendidos anabolizantes, além de livros, adesivos e símbolos com apologia ao crime.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A ação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Batizada de Operação Overlord, a ação quer combater o antissemitismo, os discursos de ódio e o planejamento de atos de violência.
Nas redes sociais, o suspeito sergipano divulgava pensamentos e ideias a favor do nazismo. De acordo com a Polícia Civil de Sergipe, estava sendo cumprindo um mandado de busca domiciliar na casa do suspeito em Aracaju, quando foi encontrada uma grande quantidade de anabolizantes, motivo que o levou à prisão.
“O mandado foi cumprido na residência onde o jovem vivia com os pais. Ele também costumava viajar para o Estado de São Paulo, onde se encontrava com outros integrantes de grupos nazistas”, disse a delegada Mayra Moinhos.
A investigação tem como alvo um grupo suspeito de planejar atos de violência no país, propagar apologia ao nazismo e incitar a discriminação. Os membros do grupo, segundo o MPSC, se autodenominam skinheads neonazistas e adotam como símbolo o Sol Negro — um emblema associado ao ocultismo nazista e à supremacia ariana — com um fuzil AK-47 ao centro.
Entre os cinco presos temporariamente estão um militar ativo do Exército Brasileiro apontado por participar de encontros neonazistas e um homem suspeito de envolvimento em um homicídio.
A investigação também revelou que o grupo mantinha uma banda que se apresentava em eventos neonazistas em várias regiões do Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.