Cidade do Samba em Florianópolis já tem área escolhida para construção; saiba onde

A estrutura da Cidade do Samba em Florianópolis já tem área definida para a construção. O projeto do novo espaço cultural será desenvolvido em um terreno na Via Expressa Sul da SC-401, que pertence à União, e vai contemplar os barracões das escolas e o sambódromo.

Desfile na Cidade do Samba em Florianópolis - foto mostra alegoria desfilando em passarela de sambódromo

Com a construção do novo espaço, desfile das escolas será em nova passarela. Registro da escola Consulado, segunda colocada no Carnaval 2024 em Florianópolis – Foto: Leo Munhoz/Arquivo ND

Cidade do Samba em Florianópolis: Liesf articula cessão de terreno para obra

A realização da obra é articulada pela Liesf (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis) para a construção que deve ocorrer no terreno cedido pela União e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O objetivo é acelerar as negociações sobre a área para dar início ao plano.

“[O espaço] seria o dobro do Complexo Nego Quirido para comportar todos os barracões das escolas, junto do novo sambódromo. Teríamos uma diminuição de custo grande com transporte de alegorias, construção dos carros alegóricos. O carnaval de Florianópolis passa a outro patamar de construção de alegorias”, diz o presidente da Liesf, Joel Costa, em entrevista ao programa Balanço Geral, da NDTV Record.

Homem branco de cabelos curtos e grisalhos, barba e bigode, falando em microfone de repórter. Ele usa camiseta verde musgo

Presidente da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis diz que construção vai atrair mais visitantes e foliões – Foto: Programa Balanço Geral/NDTV/Reprodução

O terreno onde a Cidade do Samba em Florianópolis deve ser construída fica localizado após o túnel Antonieta de Barros, que liga o Centro da capital ao Sul da Ilha de Santa Catarina.

Em 2008, a Prefeitura da capital e o Governo de Santa Catarina assinaram uma autorização para iniciar um processo de licitação para a construção da Cidade do Samba em Florianópolis, com orçamento estimado em R$ 140 milhões, mas o projeto não chegou a ser feito.

“Vamos entender o modelo dessa concessão de uso para poder apresentar o projeto, chamar a prefeitura e o governo e fazer esse sonho virar realidade”, completa o presidente da Liesf.

Espaço recebe diversos eventos culturais, especialmente no período do carnaval – Foto: Divulgação/ND

Complexo Nego Quirido

Os tradicionais desfiles das escolas de samba de Florianópolis ocorrem, atualmente, no Complexo Nego Quirido, na Avenida Governador Gustavo Richard, no Centro. O local possui arquibancadas, áreas de camarote, além de salas destinadas aos profissionais que fazem a transmissão das apresentações.

No entanto, segundo a entidade que representa as agremiações, a ideia do novo espaço é ampliar a capacidade de público e dar mais conforto e segurança aos foliões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.