VÍDEO: emulsão de óleo vaza de poço de petróleo e atinge área de vegetação em São Mateus, no ES


O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi acionado para avaliar o impacto ambiental. A atividade de extração no poço foi paralisada. Ninguém ficou ferido. Emulsão de óleo vaza de poço em São Mateus e atinge área de vegetação
Um poço de petróleo recém-perfurado no Campo Inhambu, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, sofreu um vazamento de uma grande quantidade de emulsão de óleo, além de perda de vapor, na quarta-feira (16). Segundo a companhia responsável, a Seacrest Petróleo, a substância expelida não é óleo porque o poço ainda não estava em produção no momento do incidente. Ninguém ficou ferido.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O vazamento atingiu parte da vegetação próxima ao local e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) foi acionado para contabilizar o possível impacto ambiental.
A princípio, o instituto destacou que ocorreram impactos leves na vegetação do entorno do cavalo de extração de petróleo. Uma avaliação mais detalhada será realizada nos próximos dias, mas o instituto não soube precisar até quando o resultado será divulgado.
O g1 questionou a empresa para saber desde quando o poço está em funcionamento e o que pode ter causado o acidente, mas não teve nenhum retorno.
Emulsão de óleo vaza em poço de petróleo em São Mateus, Norte do Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
A Seacrest Petróleo disse que, assim que o acidente aconteceu, o plano de resposta a emergências da companhia foi imediatamente ativado e implementado. A fonte da perda de vapor foi controlada, o poço foi paralisado e as autoridades competentes foram acionadas. Mas a empresa não explicou quais foram todos os órgãos acionados, além do Iema.
A produção foi restaurada no dia seguinte após uma breve redução para diminuir o risco elétrico.
LEIA TAMBÉM:
Entenda o que causou a morte de milhares de formigas tanajuras em praia do ES
VÍDEOS: pescadores encontram animais doentes e deformados no ES; pesquisadores associam à lama do desastre de Mariana
Emulsão de óleo vazou no Espírito Santo, Iema foi acionado e verificou que o vazamento ocasionou impactos leves
Reprodução/Redes sociais
A companhia reforçou que segue trabalhando com o Iema para minimizar qualquer impacto ambiental potencial. O g1 não conseguiu informações de quantos poços da empresa estão em funcionamento no estado e a companhia não respondeu aos questionamentos.
Já o Iema disse que foi acionado pela empresa assim que o incidente aconteceu. As equipes foram até o local, monitoram e avaliam o impacto do incidente de acordo com os protocolos ambientais estabelecidos.
O instituto também informou que trabalha para que as normas ambientais sejam respeitadas.
Empresa Seacrest Petróleo disse que ninguém ficou ferido após vazamento de emulsão de óleo em poço de petróleo em São Mateus, Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.