Após corte de árvores para receber Stock Car, Prefeitura de BH anuncia plantios ‘compensatórios’ a partir de sexta-feira


Supressão de 63 árvores, incluindo ipês-amarelos, no entorno do Mineirão começou nesta quarta-feira (28). Etapa da competição será realizada em BH em agosto. Árvores derrubadas da Avenida Rei Pelé, no entorno do Mineirão.
Rodrigo Salgado/g1
A Prefeitura de Belo Horizonte vai começar, na próxima sexta-feira (1º), o plantio de árvores definido como compensação ambiental pela supressão de 63 plantas para a realização de uma etapa da Stock Car em Belo Horizonte. Os cortes começaram nesta quarta-feira (28).
De acordo com o município, 688 árvores serão plantadas antes do evento, previsto para os dias 15 a 18 de agosto. Todas, na Região da Pampulha.
“A partir de sexta-feira, a Sudecap iniciará o plantio de 63 novas plantas. Inclusive, todos esses plantios serão na Região da Pampulha, na Presidente Carlos Luz, ao lado da UFMG, ao lado praticamente do circuito”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, José Reis.
Segundo ele, todas as árvores terão tamanho mínimo de 2,5 metros. A empresa responsável pela realização da Stock Car vai fazer a manutenção das mudas por cinco anos.
Outros 120 espécimes serão plantados pela Minas Arena, administradora do Mineirão. O espaço será usado como base para a corrida.
Manifestantes protestam em frente à Prefeitura de Belo Horizonte contra corte de árvores
Redes sociais
Na tarde desta quarta, manifestantes protestaram contra a supressão das árvores, em frente à prefeitura. Entre as 63 plantas que serão derrubadas pela prefeitura, há seis ipês-amarelos, declarados imunes de corte pela legislação estadual.
Uma representação contra a derrubada das árvores também foi apresentada à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
LEIA TAMBÉM:
Conselho de Meio Ambiente aprova supressão de árvores para realização de etapa da Stock Car em BH
Prefeitura de BH inicia corte de árvores no entorno do Mineirão para receber Stock Car Brasil; VÍDEO
Impactos na UFMG
Nesta quarta-feira, a Congregação do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) publicou uma nota à comunidade em que manifesta “severas preocupações em relação às intervenções e aos impactos causados à comunidade universitária devido às intervenções que estão sendo realizadas” para a corrida.
O presidente da Congregação, Francisco Dutenhefner, citou os ruídos provocados pelos carros, impactos ao Hospital Veterinário e reflexos ambientais para a região.
“Dadas essas preocupações, a Congregação do Instituto de Ciências Exatas é contrária às intervenções e à realização do citado evento no entorno do Campus da Pampulha até que a UFMG conclua os estudos técnicos que estão sendo realizados para verificar os impactos do evento”, diz um trecho da nota.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho, serão instaladas barreiras de som para minimizar os efeitos da corrida sobre o campus.
“Foi contratado um especialista em acústica para que faça um projeto de acústica, que não vai deixar o som passar para os locais”, afirmou.
Entenda
Em dezembro de 2023, a prefeitura fechou um acordo com a empresa organizadora da Stock Car para que BH receba, por cinco anos consecutivos, uma edição anual da competição.
Já na última semana, o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) aprovou a supressão de 63 árvores no entorno do Mineirão para a realização da corrida (veja o trajeto abaixo).
Trajeto da corrida, no entorno do Mineirão
GEAVA/SMMA
Em parecer analisado pelo Comam, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente destacou que “toda supressão arbórea causa impacto ambiental negativo”, uma vez que as árvores geram benefícios como melhoria na permeabilidade do solo, conforto térmico e luminoso e diminuição da poluição atmosférica.
Além da supressão de árvores, as obras para preparar a Pampulha para a competição incluem remoção de canteiros centrais, passeios, passagens elevadas de pedestres, ilhas de semáforos e postes, além de alargamento de via e construção de muros na Avenida Carlos Luz.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.