Anderson (PSD) justifica dívida com a previdência e defende ponte estaiada, mas reconhece necessidade de melhoria viária


Candidato à Prefeitura de São José dos Campos (SP) na disputa do segundo turno, Anderson (PSD) foi o primeiro candidato a participar da sabatina ao vivo no Jornal Vanguarda. Nesta sexta-feira (18), será a vez de Eduardo Cury (PL). Anderson (PSD)
TV Vanguarda/Reprodução
O candidato à Prefeitura de São José dos Campos (SP), Anderson (PSD), que tenta a reeleição no 2º turno, participou de uma sabatina no Jornal Vanguarda, na noite desta quinta-feira (17). Durante a entrevista, ele justificou a dívida de R$ 464 milhões que a prefeitura tem com o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais e defendeu a obra da ponte estaiada, argumentando que a via tem eficiência, mas reconheceu que a cidade precisa de melhorias para o trânsito.
Sobre a dívida com o Instituto de Previdência, o prefeito afirmou que ainda paga dívidas deixadas por gestões passadas e que, como não há rentabilidade dos recursos no instituto, prefere fazer o parcelamento do pagamento.
“É lógico que você não quer nunca deixar esses valores pra frente, mas eu também pago valores que foram deixados por outros prefeitos. Quitei ano passado, por exemplo, antecipadamente, quase R$ 40 milhões de dívidas que foram parceladas em 1999″, disse.
“Eu não posso colocar mais dinheiro no instituto, se o mesmo não está tendo uma rentabilidade daqueles recursos. Por que eu vou aumentar os recursos do instituto, para que ele tenha prejuízos? Então eu parcelo esse valor, garanto o futuro do instituto, porque ele não vai precisar do dinheiro hoje, ele vai precisar do recurso ao longo dos anos, conforme for aposentado seus funcionários. Essa gestão de recursos é do prefeito. Até mesmo, porque são recursos públicos, pagamento dos impostos do cidadão”, declarou Anderson.
No início deste ano, menos de quatro anos após a entrega da ponta estaiada, também chamada de Arco da Inovação, uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo declarou a ponte como “ineficiente” e com o apontamento de que a obra será funcional somente até 2025. Apesar disso, Anderson defendeu a ponte como uma via eficiente e dissertou sobre melhorias que pretende fazer no trânsito da cidade.
“O Arco da Inovação teve sua solução do ponto de vista de impacto de trânsito de forma positiva. Hoje, na ponte passam 596 mil veículos por mês. Ela tem a sua eficiência, aliás, antes dela, o trânsito da Jorge Zarur parava debaixo da Dutra. Hoje isso não acontece mais, tanto é que o problema se passou para a frente, na Linneu de Moura, onde tivemos que fazer obra. Isso é o dinamismo do trânsito, o dinamismo da cidade, o fluxo aumentou”, afirmou.
“Se precisa fazer mais melhorias? Óbvio que precisa. A cidade precisa de mais melhorias, a avenida do Aquarius a gente precisa fazer melhorias de ampliação. A Via Oeste será duplicada, fizemos alterações na Linneu de Moura, vamos fazer o segundo acesso no Urbanova, isso descentraliza o trânsito. São várias ações que nós temos para fazer”, completou.
Durante a entrevista, Anderson também falou sobre o gatilho salarial dos servidores e as propostas que possui para o transporte público – veja mais abaixo.
Candidato à Prefeitura de São José dos Campos (SP) na disputa do segundo turno, Anderson (PSD) foi o primeiro candidato a participar da sabatina ao vivo no Jornal Vanguarda. Nesta sexta-feira (18), será a vez de Eduardo Cury (PL).
A ordem das entrevistas foi definida em sorteio durante reunião com representantes dos partidos na sede da Rede Vanguarda.
As entrevistas estão sendo realizadas pelo jornalista e apresentador Ademir Ribeiro, com duração de 10 minutos, ao vivo no Jornal Vanguarda e com exibição em tempo real também no g1 e no Globoplay.
*Reportagem em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.