Doença que fez Antonio Fagundes perder 10 kg em uma semana afeta 13 milhões no Brasil

O ator Antonio Fagundes revelou que chegou a perder 10 kg em uma semana, há oito anos, quando descobriu sofrer com diabetes tipo 2. A doença afeta mais de 13 milhões de pessoas no Brasil e a falta de cuidados pode provocar infecções graves e até a amputação de membros.

Antonio Fagundes revelou ter perdido 10 kg por diabetes - homem branco, idoso, sorri usando casaco totalmente preto. Ele tem cabelos grisalhos e dentes amarelados

Ator tem 75 anos e recebeu diagnóstico da doença há oito – Foto: Instagram @antoniofagundes/Reprodução/ND

Antonio Fagundes recebeu diagnóstico há 8 anos

O ator contou, em entrevista à revista QG Brasil, que a doença causou diversas consequências, inclusive a perda repentina de peso.

“A descoberta foi violenta, há uns oito anos. Perdi 10 quilos em uma semana. Comia muitas frutas, que têm frutose, uma espécie de açúcar, e não sabia que era um problema em excesso”, relembrou Antonio Fagundes.

O artista possui o tipo 2 da doença que, segundo ele, está controlada com ajuda de exercícios físicos, medicamentos e alimentação adequada. “Estou melhor do que muita gente que não tem diabetes”, diz.

Homem idoso de pele branca sorri com dentes amarelados. Ele tem cabelos grisalhos e usa camiseta preta básica

Doença de Antonio Fagundes afeta mais de 13 milhões de pessoas no Brasil e é considerada crônica – Foto: Instagram @antoniofagundes/Reprodução/ND

Segundo o MS (Ministério da Saúde), a diabetes é uma doença provocada pela dificuldade na absorção ou baixa produção de insulina, hormônio responsável por regular a glicose (açúcar) no sangue.

Dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) apontam que o Brasil tem mais de 13 milhões de pessoas com a doença – número que representa 6,9% da população no país.

A doença crônica é dividida em:

  • Pré-diabetes: aumento do nível de glicose, mas que não chega a apresentar os sintomas dos tipos 1 e 2 da doença.
  • Diabetes tipo 1: pode surgir em qualquer fase da vida, da infância à vida adulta, e tem de 5% a 10% do total de diabéticos no país. Entre os principais sintomas estão, fome e sede constante, vontade frequente de urinar, perda de peso, fraqueza, fadiga, náusea, vômito e mudanças de humor.
  • Diabetes tipo 2: diretamente ligado ao sobrepeso, hipertensão e alto nível de triglicerídeos, além do sedentarismo, ocorre quando o organismo não consegue aproveitar a insulina da forma adequada. Entre os sintomas estão, fome e sede constante, vontade frequente de urinar, infecções na bexiga, rins e pele, feridas com cicatrização demorada, e visão embaçada.
  • Diabetes gestacional: aumento do nível de açúcar no sangue, de forma temporária, que ocorre durante o período da gestação.

Segundo o MS, a causa da doença ainda é desconhecida, mas a recomendação é que as pessoas mantenham práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas), evitem o consumo de álcool, tabaco e outras drogas, como forma de prevenção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.