Conheça o peixe com mais ômega-3 que melhora a memória e previne a trombose cerebral

O ômega-3 é um ácido graxo essencial para o corpo humano, conhecido por beneficiar o cérebro, a memória, além de atuar como um potente anti-inflamatório. Contudo, ele não é produzido pelo organismo, tornando necessário o consumo de alimentos ricos nesse nutriente.

Peixe abadejo, rico em ômega-3

Abadejo melhora a memória e previne a trombose cerebral – Foto: Reprodução/ND

Os peixes são ricos neste tipo de ácido, um deles, em específico, é o abadejo, que possui alto teor de ômega-3.

Além de ser agradável ao paladar, o abadejo contém propriedades que favorecem o funcionamento do cérebro, como melhorar a memória e a concentração.

O peixe rico em ômega-3, que melhora a saúde do cérebro

Os exemplares adultos podem medir entre 60 e 80 centímetros e pesar entre 8 e 10 quilos. Desde os tempos antigos, em regiões europeias, o peixe tem sido muito valorizado por seus benefícios nutricionais.

O governo da Argentina, por exemplo, recomendou o consumo do abadejo por ser “uma espécie apreciada nos mercados do norte da Europa, de carne muito saborosa, firme, um pouco escura e de excelente qualidade”.

Seu baixo teor de mercúrio o torna uma opção segura, especialmente para crianças e mulheres grávidas. Sendo um peixe branco, ele tem um teor mínimo de gordura, o que o torna ideal para dietas com baixo valor calórico.

Peixe abadejo, rico em ômega-3

Abadejo também é conhecido no Brasil como congro rosa – Foto: Reprodução/ND

Além disso, o Ministério de Agricultura, Pesca e Alimentação argentino destacou que a espécie, também conhecida como congro rosa no Brasil, fornece proteínas de qualidade e gorduras insaturadas do tipo ômega-3, que protegem o coração e previnem ataques cardíacos e trombose cerebral.

“No que diz respeito aos minerais, destacam-se os teores de selênio, iodo e fósforo. Ele é rico em vitaminas do grupo B – vitamina B6, niacina e especialmente B12 -, que estão principalmente em seu fígado. Assim, uma porção de abadejo excede as ingestões diárias recomendadas de vitamina B12”, descreveram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.