Operação desarticula esquema milionário de lavagem de dinheiro em Joinville

Uma operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (17) para desarticular um esquema milionário de lavagem de dinheiro em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos pela PF (Polícia Federal).

Esquema de lavagem de dinheiro foi desarticulado

Prisão preventiva foi cumprida nesta quinta – Foto: PF/Divulgação/ND

As investigações iniciaram ainda no começo de 2022, com o objetivo de apurar o desvio de cerca de R$ 1,4 milhão de uma conta bancária por meio de fraude eletrônica. O crime, porém, acabou revelando uma estrutura organizada para lavar dinheiro de vários crimes.

Entre as suspeitas está uma mulher, moradora de Joinville, que mantinha cerca de 40 contas bancárias para fracionar grandes volumes de dinheiro oriundos de crimes, como extorsões, furtos e fraudes bancárias.

Suspeita de lavagem de dinheiro estava foragida há dois anos

A pulverização dos valores era feita por meio das contas e, no final, a suspeita realizava saques fracionados ou transferências para terceiros. A prática, conhecida como “smurfing”, é usada com frequência para dificultar a investigação e dá o nome à operação, denominada Smurfingville.

A mulher presa nesta quinta estava foragida da justiça há mais de dois anos. Ela responde pelo crime de lavagem de dinheiro e, se condenada à pena máxima, pode pegar dez anos de reclusão. Além de deter a suspeita, os policiais federais também cumpriram um mandado de prisão no âmbito da Operação Caça-Fantasma.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.