Do pai ou da mãe? Ciência revela de quem a criança herda o senso de humor

Você sabe de quem a criança herda o senso de humor? Cada um de nós acha engraçadas coisas diferentes, mas é inegável que o senso de humor das crianças se assemelha ao dos outros membros da família, especialmente dos pais. Mas será que o senso de humor é hereditário? Ou será que de alguma forma o aprendemos?

Criança batendo na mão de mulher enquanto homem olha sério

Saiba de quem a criança herda o senso de humor – Foto: Canva/Divulgação/ND

O senso de humor pode ser descrito como uma predisposição para perceber coisas engraçadas. Ele é moldado por uma combinação de aspectos como genética, ambiente, valores e experiências de vida.

Embora seja possível herdar uma parte do senso de humor através dos genes, a forma como encaramos a vida com otimismo ou humor depende de vários fatores divergentes.

O senso de humor é hereditário?

Não há um gene específico que defina nosso senso de humor. No entanto, segundo a psicóloga infantil Aleksandra Piotrowska, as crianças absorvem influências desde o período pré-natal, por meio de um processo conhecido como “herança social”.

Isso significa que, ao nascermos, já estamos imersos em um determinado ambiente que pode moldar nosso comportamento.

Pai e mãe segurando bebê em colo

Desde o pré-natal, a criança é exposta a emoções e sensações que determinam sua personalidade e, consequentemente, o senso de humor; saiba de quem a criança herda o senso de humor – Foto: Canva/Divulgação/ND

Além disso, o senso de humor de uma criança também é moldado pelo meio em que cresce. Os pais desempenham um papel essencial, influenciando diretamente as reações dos filhos.

O simples ato de sorrir com frequência para a criança, aplaudir suas ações e demonstrar aceitação ajuda a cultivar esse senso de humor.

De quem a criança herda o senso de humor

Embora não haja um gene específico para o senso de humor, ele pode ser visto como uma característica da personalidade.

Pesquisas sugerem que, se considerarmos o senso de humor uma característica do temperamento, é provável de ser herdado do pai, assim como a tendência ao risco e à ansiedade.

O que mais influencia o senso de humor de uma criança?

A psicóloga reconhece que o ambiente social tem um grande impacto na formação do senso de humor. As crenças, valores e a cultura em que estamos inseridos também desempenham um papel importante. Em certos contextos, por exemplo, a religião pode limitar a expressão de humor.

O senso de humor tende a ser mais forte em pessoas que:

  1. Sentem-se bem em ambientes familiares e de trabalho;
  2. Estão frequentemente rodeadas de risadas espontâneas;
  3. São abertas a histórias engraçadas;
  4. Têm a chance de seguir suas paixões;
  5. Conseguem rir de si mesmas;
  6. Encaram a vida de maneira mais leve.

Senso de humor — herdado ou aprendido?

Embora seja possível herdar traços de humor, nosso entorno é o fator mais determinante.

Conforme Natalia Banasik-Jemielniak, do Instituto de Psicologia da Academia de Pedagogia Especial, o senso de humor está profundamente ligado à cultura em que vivemos. O que é considerado engraçado em um lugar pode não ser bem aceito em outro, sendo muitas vezes interpretado como ofensivo.

E agora que você já sabe de quem a criança herda o senso de humor, quais são os seus genes mais fortes?

De quem a criança herda o senso de humor? O senso de humor é moldado por uma combinação de genética e ambiente, mas é a interação com o mundo ao nosso redor que mais influencia como percebemos e expressamos o humor – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.