O que significa queda de cabelo e unha frágil: como melhorar

Queda de cabelo e unha frágil sempre ligam o sinal de alerta, não é mesmo? Uma das explicações pode ser a falta de um mineral fundamental para a saúde.

A nutricionista Patricia Leite aponta como o zinco é importante para a saúde e como está relacionado à queda de cabelo e unha frágil.

– O zinco é cofator de mais de 300 reações bioquímicas no nosso corpo. O zinco é importantíssimo. Primeiro para a imunidade. O zinco também está relacionado à produção e secreção de muitos hormônios, inclusive hormônios sexuais, a testosterona, por exemplo. Ele também está relacionado com a síntese proteica, a reparação celular, com o humor, bem-estar, essa parte mais psicológica, e também com o papel antioxidante e anti-inflamatório que ele tem. Então é importante consumir boas fontes de zinco e de forma regular – explica a nutricionista.

A deficiência de zinco, acrescenta a nutricionista, pode resultar na queda de cabelo e unha frágil.

– O zinco está muito relacionado à questão da saúde da pele, saúde das unhas. Então muitas pessoas que estão com deficiência de zinco podem ter problemas de pele e aí acham que estão com outro problema de saúde. Acham que estão com dermatite e isso pode confundir o diagnóstico. Vale a pena lembrar que outras condições de saúde podem levar a esse problema de queda de cabelo, como anemia ferropriva e até mesmo o hipotiroidismo. Essa queda de cabelo que o zinco causa pode mascarar como se fosse outras condições de saúde. Às vezes era simplesmente você aumentar a ingestão de alimentos ricos em zinco – declara Patricia Leite.

Queda de cabelo e unha frágil: problemas podem estar relacionados com deficiência de zinco

Queda de cabelo e unha frágil pode ser deficiência de zinco – Foto: Reprodução Vídeo

O que significa queda de cabelo e unha frágil

Desta forma, a alimentação equilibrada é uma aliada fundamental no dia a dia para fornecer o zinco necessário ao organismo.

– O zinco basicamente está nas carnes, nos frutos do mar, nas carnes vermelhas, nas carnes das aves, nos ovos, no feijão, na lentilha, nas sementes e nas nozes, principalmente na semente da abóbora e nas castanhas. Então se você tem uma alimentação variada com esses alimentos a tendência é a de que você tenha um bom aporte de zinco. Agora, pode acontecer de ter algum problema na metabolização, na absorção do zinco – afirma a nutricionista.

Assista ao vídeo para saber mais sobre a importância do zinco e problemas que podem surgir como a deficiência desse mineral.

* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.