Coral de Florianópolis faz concertos gratuitos nas comunidades com música sacra e popular

Entre outubro e novembro, a ACF (Associação Coral de Florianópolis) realiza a terceira edição do projeto Concertos nas Comunidades, que leva apresentações musicais gratuitas a cinco igrejas de Florianópolis. A intenção, segundo o presidente da ACF, Vitor Werlang, é tornar a música acessível para além do Centro da cidade.

Apresentações musicais vão de outubro a novembro em cinco bairros da Ilha – Foto: ACF/Divulgação

Com 64 anos de história, a organização sem fins lucrativos recebeu, em março de 2024, o título de Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial ou Intangível do Município de Florianópolis. O trabalho sociocultural de levar música às comunidades recebe apoio da Prefeitura e, segundo Vitor, faz sucesso com a população.

As apresentações incluem música sacra e popular brasileira e são regidas pelo maestro Guilherme Albanaes. A escolha dos gêneros tem a intenção de honrar as raízes dos corais. “O coral surge nas igrejas, na Idade Média. Compositores clássicos sempre fizeram música sacra. E a música popular vem para somar, com obras selecionadas de grande qualidade técnica e artística, além de conhecidas pelo público”, afirma o presidente da ACF.

Os espetáculos são gratuitos e não precisam de reserva. “É só chegar e assistir. Esperamos lotar todas as igrejas”, afirma Vitor. Os concertos serão nos bairros Córrego Grande, Ribeirão da Ilha, Ingleses do Rio Vermelho, Estreito e Campeche.

Associação Coral de Florianópolis completou 64 anos de história em 2024 – Foto: ACF/Divulgação

Inscrições abertas a todos

Para participar do coral como voluntário, é possível fazer a inscrição em qualquer momento do ano, com vagas para adultos, crianças e adolescentes. No início do ano, são feitas audições nas quais são selecionados os futuros cantores. “Não exigimos experiência. Às vezes, a pessoa descobre que tem um artista dentro de si”, diz Vitor.

Quem passa pelo crivo da organização tem que ensaiar duas vezes por semana, à noite. Há uma grande diversidade de idade entre os integrantes, de estudantes a aposentados, e os critérios para continuar na equipe são prática e dedicação. Segundo o presidente, o quadro de voluntários se renova todo ano, mas há um grupo estável que permanece no coral há anos.

Décadas de história

A Associação Coral de Florianópolis foi fundada em 10 de setembro de 1960, pelo musicista Darcy Brasiliano dos Santos, que regia o coro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Florianópolis. A intenção era levar a música erudita aos teatros da cidade. O primeiro regente foi o maestro Aldo Krieger, que nomeia a rua do bairro Córrego Grande que hoje sedia a Associação.

O coral já se apresentou nos principais teatros do país, em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, São Luiz, Teresina, Recife e Salvador, e também no Arquipélago dos Açores e em Montevidéu, no Uruguai. Além de música erudita e popular brasileira, o repertório inclui ópera, rock, música folclórica e obras dos principais compositores catarinenses.

Confira o cronograma de apresentações:

24/10, quinta-feira, às 20h
Auditório da sede da ACF, Rua Maestro Aldo Krieger, 263, Córrego Grande

31/10, quinta-feira, às 20h
Igreja Nossa Senhora da Lapa, Rua Alberto Cavalheiro, 238, Ribeirão da Ilha

05/11, terça-feira, às 20h
Igreja Sagrado Coração de Jesus, Rua Intendente João Nunes Vieira, 1529, Ingleses do Rio Vermelho

15/11, sexta-feira, às 20h
Igreja Nossa Senhora de Fátima, Rua Souza Dutra, 442, Estreito

29/11, sexta-feira, às 20h
Igreja Matriz Nossa Senhora do Sagrado Coração, Rua Auroreal 260, Campeche

Adicionar aos favoritos o Link permanente.