Obras na Estação Leopoldina devem começar no segundo semestre de 2024; veja ponto a ponto do projeto


A União e o município do Rio assinaram um termo de cooperação para recuperar o prédio histórico, nesta semana. Projeto deve ser entregue em 2026, de acordo com a prefeitura. Obras na Estação Leopoldina devem começar no segundo semestre de 2024
O secretário de coordenação governamental, da prefeitura do Rio, Jorge Arraes afirmou que as obras na Estação Leopoldina devem começar no segundo semestre deste ano e podem ser concluídas até 2026. O município e a União assinaram um termo de cooperação para recuperar o prédio histórico, nesta semana.
O grande terreno que fica em volta da antiga estação vai receber vários equipamentos públicos e um bairro popular, com moradias do Minha Casa, Minha Vida. São 125 mil m² a serem trabalhados.
“A nossa previsão é que no segundo semestre já tenha aqui investimentos sendo executados. A gente vai aproveitar o projeto que já existe, aprovado pelo Iphan, e executar inicialmente o restauro do prédio tombado”, destaca Arraes.
Veja o projeto completo
Reforma do prédio da Estação Leopoldina
Restauração prédio Leopoldina
Reprodução/TV Globo
O secretário explicou que já há um projeto aprovado pelo Iphan para o restauro do prédio, que é tombado e foi inspirado em estações de Londres.
Construção de centro de convenções
Centro de Convenções Leopoldina
Reprodução/TV Globo
A prefeitura quer usar um espaço que fica ao lado da estação para construir um centro de convenções. O intuito é ter um lugar para receber grandes eventos, como feiras e encontros internacionais.
Cidade do Samba 2
Cidade do Samba 2
Reprodução/TV Globo
Uma outra promessa é fazer uma Cidade do Samba 2, onde vão ficar barracões das escolas Série Ouro.
Bairro popular
Bairro popular Leopoldina
Reprodução/TV Globo
O terreno que fica na parte atrás do elevado que liga a Linha Vermelha ao Túnel Rebouças vai se tornar um bairro popular. O conjunto de prédios do Minha Casa, Minha Vida deverá ter 600 unidades residenciais.
Clínica da Família e unidade escolar
Unidade escolar e Clínica da Família
Reprodução/TV Globo
O espaço vai receber ainda uma unidade de saúde da Clínica da Família e uma escola pública.
O secretário Jorge Arraes explicou que o prédio da estação é tombado e, depois de restaurado, ainda terá um uso definido em conjunto com o governo federal.
A estação foi inaugurada em 1926, há 98 anos, e deverá ser entregue até 2026. A prefeitura prevê também obras de mobilidade para complementar os moradores e usuários do local.
“Estamos aqui a menos de um quilômetro do Terminal Gentileza, que acabou de ser inaugurado. E a previsão é que, e faz parte desse projeto, a gente faça uma extensão do VLT para também chegar na Leopoldina”, afirma Arraes.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.