Mastigue essa folha e desintoxique o corpo, restaure o pâncreas e controle o diabetes

Mastigue essa folha e veja o que o seus compostos naturais podem fazer! Uma folha simples, que pode passar despercebida pela maioria das pessoas, é fonte de benefícios para a saúde. Em muitos países, essa planta é usada para tratar infecções bucais e até mesmo complicações mais sérias, como o diabetes.

Cajueiro, mastigue essa folha para benefícios na saúde

Mastigue essa folha e melhore a sua saúde – Foto: Diego Andrade/ND

Em vídeo, a farmacêutica bioquímica e nutricionista Angela Xavier ressalta que as folhas de caju são ricas em flavonoides, taninos e ácidos fenólicos, com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobiana.

Segundo a especialista, elas ajudam no tratamento de diabetes, hipertensão e colesterol, além de combater inflamações associadas a doenças crônicas como artrite e doenças cardíacas.

“Vários estudos indicam que as folhas de caju são um potente hipoglicemiante, ou seja, ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhoram a sensibilidade à insulina”, diz Xavier.

Cajueiro com um caju amadurecendo

Mastigue essa folha do cajueiro e previna doenças cardíacas – Foto: Pexels/ND

Mastigue essa folha e se livre de infecções bucais

Xavier destaca que as folhas de caju combatem bactérias, vírus e fungos, o que é ótimo para combater infecções alimentares e problemas de pele. Ela ressalta, ainda, que as folhas podem ser usadas para tratar infecções bucais, como gengivite e aftas.

“Na medicina tradicional, as folhas de caju são usadas para tratar problemas bucais, como gengivite e aftas, devido às suas propriedades antimicrobianas que combatem infecções na boca e reduzem inflamações nas gengivas. O gargarejo com a infusão de folhas de caju alivia a dor de dente e previne doenças da gengiva”, diz a especialista.

Ajuda na cicatrização

Cajueiro com um caju amadurecendo

Planta ajuda na cicatrização e previne uma série de doenças. Mastigue essa folha agora mesmo! – Foto: Pexels/ND

As folhas podem ser aplicadas diretamente na pele para acelerar a cicatrização de cortes e prevenir infecções.  Xavier conta que “as propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias das folhas favorecem a cicatrização de feridas, podendo ser usadas topicamente para limpar e acelerar o processo de cicatrização de cortes, arranhões e pequenas lesões na pele, prevenindo infecções e promovendo a regeneração do tecido”.

Além disso, elas também ajudam a reduzir a pressão arterial e são benéficas para o sistema digestivo, tratando de problemas, como diarreia e cólicas intestinais.

Cuidados ao usar a planta

O uso prolongado ou em grandes quantidades pode causar prisão de ventre, irritação gastrointestinal e interferir na absorção de nutrientes.

Gestantes, lactantes e pessoas com pressão arterial controlada por medicamentos, não devem consumir a folha de caju sem orientação médica.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Confira o vídeo completo da especialista:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.