PT ensaia apoio a Hugo Motta na Câmara, mas não fecha questão

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Odair Cunha (MG), afirmou nesta terça-feira (15/10) que o partido tem estudado apoio a candidatura do líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), para sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados, mas disse que a questão não está fechada.

Odair Cunha ressaltou que a indicação do partido tem sido discutida com os membros do “blocão” em busca de uma convergência na formação de um candidato para suceder Lira. Além de Hugo Motta, estão na corrida pela cadeira do político alagoano os líderes do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e do PSD, Antonio Brito (BA) – os dois últimos formaram uma aliança para disputa da presidência.

“O PT está discutindo qual é a tese que nós vamos decidir. Se nós vamos decidir pela manutenção e pela permanência no blocão ou se nós vamos produzir um novo bloco aqui na Casa. Essa é a discussão central. E nessa tese de permanência nós temos uma candidatura que significa a convergência dessas forças políticas. Que é o Hugo Mota”, indicou o deputado por Minas Gerais.

“Então esse é um debate que está posto e nós vamos aprofundar. Nós estamos no processo de consultas. Nós iniciamos hoje esse debate aqui na Casa, debatemos com a executiva, que é a coordenação da bancada, e agora acabamos uma reunião do conjunto da bancada. E vamos aprofundar esse debate, temos tempo. Tempo está a nosso favor”, ressaltou Odair Cunha.

3 imagens

Elmar Nascimento é o candidato do União Brasil para a presidência da Camara

Antonio Brito é o candidato do PSD para a presidência da Camara
1 de 3

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

2 de 3

Elmar Nascimento é o candidato do União Brasil para a presidência da Camara

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

3 de 3

Antonio Brito é o candidato do PSD para a presidência da Camara

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A executiva da bancada do PT na Casa Legislativa se reuniu na manhã desta terça para discutir a eleição da Câmara, prevista apenas para fevereiro de 2025, mas que já tem tomado os corredores da Câmara dos Deputados.

Odair Cunha reforçou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dialogado com os atuais candidatos e que Arthur Lira tem o direito de querer fazer um sucessor. O político alagoano confidenciou a líderes da Câmara que apoiará a candidatura de Hugo Motta.

“Nesse processo da sucessão, o presidente Arthur Lira tem dito e disse que o próprio presidente Lula teria dito a ele que é natural que ele coordene o processo da sua sucessão e queira fazer o seu sucessor. E ele tem buscado esse diálogo com os partidos”, afirmou Odair Cunha. “Nós queremos também garantir que haja espaço institucional, que haja governabilidade e estabilidade.”

Questionado sobre a promessa de alguns candidatos para lugares na mesa da presidência da Casa. Odair respondeu que “oferece quem pode dar”.

A coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, noticiou que caso Elmar ou Brito conquistem a cadeira de Lira, a 1ª vice-presidência da Casa ficaria com o PT e os demais cargos da mesa diretora seriam divididos entre os demais partidos da base governista.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.