Um Q6 e-tron mais ousado

Um Q6 e-tron mais ousadoEduardo Rocha

Ampliação de espectro

Audi apresenta o SUV elétrico Q6 Sportback e-tron, que vem ao Brasil em 2025

por Alessio Salomé

Infomotori.com/Itália

Exclusivo no Brasil para Auto Press

A Audi decidiu expandir ainda mais sua gama de veículos totalmente elétricos com o lançamento do novo Audi Q6 Sportback e-tron, que também está disponível na variante SQ6. Os dois SUVs/crossovers cupês de luxo estão sendo revelados no Salão Automóvel de Paris de 2024, inaugurado no dia 14 de outubro.

O modelo deve ser anunciado brevemente pela Audi do Brasil com pré-venda apenas no início de 2025 – a versão SUV do modelo, em pré-venda desde setembro, está com entregas previstas apenas para dezembro. O preço do Q6 Sportback e-tron deve ficar bem próximo ao pedido pelo Q6 e-tron, em torno de R$ 520 mil.

Assim como os outros modelos da linha Sportback, os modelos possuem um para-brisa com boa angulação que flui para um teto com caimento mais esportivo. Além disso, apresentam vidro traseiro mais compacto, com a tampa do porta-malas mais alta. A fabricante de Ingolstadt afirma que o novo Q6 Sportback e-tron oferece um coeficiente de arrasto de 0,26, digno de um sedã e 0,02 a menos que a versão SUV. O comprimento e a distância entre-eixos permaneceram inalterados, enquanto a altura diminuiu 3,7 cm.

Quanto à cabine, há um painel de instrumentos totalmente digital de 11,9 polegadas e uma central multimídia com tela sensível ao toque de 14,5 polegadas e sistema operacional Android Automotive. O assistente de voz no carro integra o aplicativo ChatGPT para melhor interação graças à inteligência artificial.

Como opcionais, o áudio pode ser um Bang & Olufsen com 20 alto-falantes, quatro deles integrados aos encostos de cabeça dianteiros, e head-up display com realidade aumentada e uma segunda tela de 10,9 polegadas dedicada ao passageiro dianteiro.

A Audi também se concentrou fortemente na sustentabilidade, oferecendo vários materiais ecologicamente corretos. Por exemplo, o forro do teto, as colunas e os para-sóis são feitos de um tecido feito de poliéster 100% reciclado definido como Draft. O Audi Q6 Sportback e-tron 2025 possui um frunk – pequeno porta-malas dianteiro – de 64 litros e um porta-malas de 511 litros, que pode escalar até 1.373 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.

O novo crossover coupé é baseado na plataforma Premium Platform Electric (PPE) e tem três configurações de trem de força. As versões de entrada contam com uma bateria de 83 kWh, com 545 km de autonomia pelo ciclo WTLP – ou 390 km pelo ciclo InMetro. Ela é animada por um único motor elétrico traseiro com 292 cv e leva 7 segundos para acelerar de zero a 100 km/h.

Uma segunda alternativa é a versão Performance, com bateria de 100 kWh e autonomia de 656 km (460 km pelo InMetro). Ela conta também com um motor traseiro, mas com maior potência, de 326 km. Com isso, a aceleração de zero a 100 km/h cai para 6,6 segundos.

No topo está a versão quattro, com dois motores que somam 387 cv, abastecidos também por uma bateria de 100 kWh. A autonomia prometida pelo ciclo europeu é de 636 km. A versão SUV em pré-venda no Brasil tem exatamente esta configuração e deve ser a escolhida para ser importada. A autonomia apontada pelo InMetro é de 411 km, com carga útil da bateria de 94,9 kWh e zero a 100 km/h em 5,9 segundos.

Há ainda a feroz e exagerada versão SQ6 Sportback e-tron. Ela chega com dois motores que somam 517 cv distribuídos nas quatro rodas. A Audi afirma que acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge uma velocidade máxima de 230 km/h. A autonomia no método europeu é de 607 km. O sistema elétrico do Q6 Sportback e-tron 2025 suporta carregamento rápido de até 270 kWh DC, que permitiria uma recarga de 10% a 80% em 21 minutos.

 

The post Um Q6 e-tron mais ousado appeared first on MotorDream.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.