Segurança Empresarial da Itaipu completa 50 anos com programação especial


A comemoração oficial é em 3 de outubro. A área foi criada apenas cinco meses depois da fundação da Itaipu Binacional e três meses depois do início das obras. Eles já foram conhecidos como marrom-glacê, em alusão à cor do uniforme. Mas poderiam ser chamados de guardiões binacionais, porque são responsáveis pela segurança da usina de Itaipu e de um bem ainda mais importante: as pessoas que trabalham e visitam a hidrelétrica. No dia 3 de outubro de 1974 foi criada a Assessoria de Segurança de Itaipu que, em 19 de julho de 1990, se tornou a atual Superintendência de Segurança Empresarial.
As comemorações do cinquentenário da Segurança Empresarial da usina começam no dia 1º de outubro, com uma exposição de uma das primeiras patrulhas utilizadas por guardas da segurança da usina, no acesso principal da Itaipu, na Margem Direita. Também será aberto um espaço memorial sobre a segurança na Margem Esquerda na entrada da Segurança. Haverá ainda, durante todo o mês, uma mostra itinerante do Fusca usado pelos primeiros agentes de segurança da margem brasileira. Essa mostra começará no Segurança Empresarial, passando pelo Centro de Recepção de Visitantes e outros pontos da usina.

Divulgação
A Corrida da Integração da Segurança Empresarial, inauguração de uma nova capela e uma cerimônia binacional, no salão Itaipu Roga (lado paraguaio), também estão na programação.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, parabenizou “as diferentes gerações que, ao longo desses anos, vêm cuidando do nosso patrimônio. E lembra que, não por coincidência, a Segurança Empresarial tem a mesma idade de fundação da Itaipu Binacional. Ela cresceu junto com cada área da empresa”. A área de segurança foi criada cinco meses depois de ser fundada a Itaipu Binacional e apenas três meses antes do início das obras, em janeiro de 1975.
O superintendente da Segurança, coronel Washington Alves da Rosa, explica que a área tem como finalidade coordenar e supervisionar as atividades de segurança da entidade, assessorando o diretor geral sobre assuntos referentes ao tema. “É um grande orgulho estar à frente da SE.AD e um grande privilégio fazer parte dessa história”.
O time da Segurança, no Brasil, é formado por 150 pessoas, das quais 141 homens e nove mulheres. O Corpo de Bombeiros, que tem uma forte atuação dentro e fora da empresa, faz parte do grupo. A área é também responsável pela gestão de contrato de prestação de serviços que reúne outros 180 vigilantes terceirizados(as). Eles(as) atuam na segurança dos escritórios externos e outras áreas de interesse da Usina, margem esquerda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.