Moradora registra ‘dois sóis’ no Piauí; Entenda fenômeno


A imagem foi registrada pela moradora Pollyanna Soares, na segunda-feira (14), e pode ter sido causado pela presença de fumaça na atmosfera. Moradora registra ‘dois sóis’ em Campo Maior, no Piauí
Pollyanna Soares
Devido ao calor, costumam dizer que há um sol para cada um no Piauí. Em Campo Maior, a 84 km de Teresina, uma moradora registrou dois deles na tarde da segunda-feira (14). Na verdade, o fenômeno dos “dois sóis” se trata de uma refração óptica.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
☀️☀️ A imagem registrada por Pollyanna Soares só foi possível graças ao evento da refração. Entenda:
Refração: gera algumas características diferentes na luz a partir de um meio restringente, que altera as características de velocidade de propagação da luz, do comprimento de onda e altera a direção da propagação da luz.
“É um exemplo de refração quando enchemos um copo de vidro com água e colocamos um lápis dentro do copo. Olhando para esse lápis através da lateral do copo, parece que ele está quebrado. A água age como um meio restringente e altera características da imagem”, explica Victor Ávila, coordenador de física dos Colégios Matriz Educação.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o evento é relativamente comum e pode ter sido causado pela fumaça de queimadas.
“Se trata de uma refração óptica que ocorre quando a atmosfera muda seus padrões, por isso deu a impressão dos dois sóis quando visto de baixo para cima. É comum que aconteça quando alteramos a atmosfera com partículas, como a fumaça, por exemplo”, explicou a climatologista.
*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.