Rio Pinheiros está secando? Governo de SP controla nível da água para evitar alagamento nas marginais em época de chuva


Secretaria Estadual do Meio Ambiente explica que está controlando o nível dos rios Pinheiros e Tietê para se prevenir de alagamentos nas marginais durante o período de fortes chuvas na capital. Rio Pinheiros com nível da água abaixo do normal
TV Globo
Quem passa perto do Rio Pinheiros já deve ter percebido que o nível da água está muito baixo. É possível ver até bancos de areia nas margens do rio. Acontece que isso não é obra da natureza — e não, ele não está secando.
Trata-se de uma ação do governo para evitar transtornos na cidade. A Secretaria do Meio Ambiente explica que está controlando o nível dos rios Pinheiros e Tietê para se prevenir de alagamentos nas marginais durante o período de fortes chuvas na capital.
“Como a gente tem a preocupação com enchentes, a gente normalmente deixa o nível mais baixo [nesta época do ano]. A Empresa Metropolitana de Águas e Energia faz uma reversão para o nível ficar mais baixo”, afirmou Natália Resende, secretária estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
A consequência inconveniente da medida é o mau odor nos rios.
“A partir do momento que a gente faz [a reversão], e normalmente quando tem muitas chuvas, a gente vê um carreamento de lixo, de resíduos, inclusive dos afluentes, para o Pinheiros”, apontou Natalia.
“Isso é algo que está na própria desestatização, no anexo de São Paulo, tratando os mananciais para a gente melhorar e melhorar também com os municípios, reduzir lixo, melhorar os mananciais”, completou.
A pasta informou que, por meio do programa Integra Tietê, foram removidos mais de 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos nos rios em 2023, o maior número desde 2016.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.