Diploma de biomédica que assinou laudos de órgãos com HIV pode ser falso, diz faculdade

Ao todo, seis pacientes que receberam órgãos desses doadores foram infectados pelo HIV. Os órgãos afetados foram coração, rins e fígado.Reprodução: Flipar

Jacqueline Iris Bacellar de Assis, 36 anos, teria sido responsável por assinar laudos dos exames de sangue no PSC Lab, investigado por emitir exames com falso com negativo para HIV que levaram à contaminação de transplantados. A faculdade na qual ela afirma ter se formado, porém, não reconheceu o diploma dela.

De acordo com o laboratório, a mulher, ao ser contratada, apresentou um diploma de biomedicina da Faculdade Unopar, do grupo Anhanguera. A faculdade, no entanto, negou ter emitido o diploma. As informações são da Folha de S. Paulo.

Jacqueline também disse que ela não entregou o diploma. 

Diploma e laudos falsos?

O PCS Labs disse que Jacqueline, ao ser contratada, “informou ao laboratório diploma de biomédica e carteira profissional com habilitação em patologia clínica,” e mostrou o print da conversa de agosto de 2024 na qual a mulher supostamente enviou o documento.

A faculdade disse à Folha que “não emitiu certificado de conclusão de curso de graduação, de qualquer natureza, para Jacqueline Iris Bacellar de Assis.”

A mulher, por meio dos advogados, diz que nunca apresentou tal diploma e “jamais trabalhou como biomédica,” além de afirmar que “jamais cursou ou tem a faculdade de biomedicina” e “não tem capacidade técnica e nunca teve interesse na função.”

“Laranja” do laboratório

Ao jornal, a mulher disse que o laboratório usava o nome dela como “laranja”, e assinava documentos com o nome dela mesmo sem ela ter esse poder legal. 

“O que eu fazia em relação a esses laudos era uma conferência para verificar se estava tudo digitado corretamente, se pontuação estava certa […] Fazia uma conferência antes de enviar para os médicos liberarem.”

Jacqueline tem mandado de prisão e segue foragida. O advogado dela disse, no entanto, que ela se entregaria ainda na segunda-feira (10).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.