Mesmo após chuvas, Saae de Passos planeja obras para Ribeirão Bocaina e pede economia para moradores


Nível do reservatório aumentou depois das chuvas do fim de semana e Saae pede cautela para a população. Saae de Passos pede que moradores economizem água por causa da estiagem
O nível do reservatório Ribeirão Bocaina, em Passos (MG), aumentou após as chuvas do último fim de semana. Para garantir o recurso à população, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) planeja algumas obras e pede economia de água para a população.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A vazão do ribeirão chegou a 800 litros por segundo durante a estiagem dos últimos meses e uma das três bombas utilizadas para a captação de água chegou a ser desligada, conforme o Saae. Nos últimos dias, a reserva voltou 5 mil litros por segundo.
Vazão do Ribeirão Bocaina caiu 50% em setembro e SAAE fez manobras para garantir distribuição de água em Passos
Reprodução EPTV
O diretor-adjunto do Saae de Passos, António Sérgio Fernandes da Silva menciona algumas obras para manter o nível de água no município, como o projeto de adutora ligando a água do Rio Grande pra estação Antônio Porto.
Segundo o diretor, a estação abastece 62% da cidade e depende exclusivamente do Manancial do Bocaina. As obras estão em andamento com previsão para serem concluídas no ano que vem. Além disso, Antônio Sérgio acredita que algumas atitudes podem contribuir para evitar futuros racionamentos, como reaproveitar a água utilizada para lavar a roupa para limpar o quintal.
“Eu sei que realmente esse tempo mais seco, o pessoal que joga água até pra refrescar as calçadas, os quintais. Mas o ideal desse consumo consciente é justamente por causa pra preservar nossos mananciais”, sugere o diretor do Saae.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.