Placas-mãe da MSI agora suportam até 256 GB de RAM

Placas-mãe da MSI agora suportam até 256 GB de RAMFelipe Vidal

Após anunciar novas placas-mãe com mais suporte de memória RAM no fim de 2023, a MSI confirmou oficialmente que diversas placas-mãe já existentes com chipsets Intel e AMD terão sua BIOS atualizada para aumentar a quantidade de memória suportada para 256 GB. Antes, grande parte dessas placas suportava apenas 128 GB; assim, o update é uma boa notícia para quemn precisa de muito poder de fogo no sistema.

A atualização de BIOS para mainboards da MSI já está disponível para um seleto grupo de produtos, como as linhas GODLIKE MAX, ACE MAX, CARBON MAX e MORTAR. A atualização contempla tanto placas com chipset 700 da Intel quanto o chipset 600 da AMD, ambas com suporte para DDR5.

Do lado da Intel apenas os chipsets Z790 e B760 serão compatíveis, enquanto a AMD terá os chipsets X670, B650 e A620 com essa possibilidade. Isso é um tanto curioso, já que dificilmente algum usuário combinaria 256 GB de RAM em uma placa-mãe A620 de entrada.

– Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar. –

256 GB chega a ser exagerado

Para comprovar o feito, a MSI registrou uma captura de tela que mostra as configurações do sistema com 256 GB de RAM, um AMD Ryzen 9 7900X e uma placa-mãe PRO X670-P WIFI. A quantidade de RAM realmente surpreende e é bem raro encontrar kits com essa quantidade disponíveis para compra no varejo.

Isso acontece porque grande parte das aplicações funciona bem com 16 GB ou 32 GB. No máximo, vemos algumas máquinas mais profissionais com 64 GB. Todavia, embora 256 GB sejam um exagero em computadores domésticos, em servidores ou workstations já é um movimento que faz muito sentido devido ao fluxo de trabalho complexo que esses PCs precisam lidar.

A BIOS para placas MSI com chipset AM5 já está disponível para download, e parte da BIOS para modelos Intel também pode ser baixada. No entanto, a leva de atualizações completa acontecerá ainda no fim de fevereiro e no início de março.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.